cursos técnicos superiores

Externato de Vila Meã acolhe cursos técnicos superiores do IESF – Fafe

O Externato de Vila Meã e o Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF) assinaram um protocolo de cooperação para que sejam lecionados Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), em Vila Meã, já no próximo ano letivo.

O protocolo, entre as duas instituições de ensino, contempla, para o ano letivo 2021/2022, os cursos de Animação em Turismo da Natureza e Aventura, Acompanhamento de Crianças e Jovens, Gestão Hotelaria e Alojamento, Lazer Desportivo, Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação e Desenvolvimento de Produtos Multimédia que serão lecionados por docentes dos IESF.

A cerimónia contou com a presença do presidente Conselho da Administração do Externato de Vila Meã, Ricardo Vieira, e, em representação do IESF, participou o presidente Enrique Vázquez-Justo.

Ricardo Vieira destacou que “este acordo que não é só o realizar de um sonho. É um passo sólido em direção a um futuro que se pretende promissor para o Externato de Vila Meã, para o Instituto de Estudos Superiores de Fafe, para Vila Meã, mas especialmente para o ensino no nosso território”.

Na sua intervenção, o presidente do Conselho de Administração do Externato sublinhou ainda que “os Cursos Técnicos Superiores Profissionais têm adquirido uma crescente importância no âmbito da qualificação da nossa sociedade”.

A frequência nestes cursos, orientados não só para a empregabilidade como para a continuidade de estudos e o acesso ao Ensino Superior, confere o Diploma de Técnico Superior Profissional ao Nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações e “é uma mais-valia e um incremento na formação da população, assim como para criar oportunidades no nosso território e concretamente em Vila Meã”, acrescenta.

Ricardo Vieira reconhece que “o paradigma mudou. A visão que temos hoje das instituições de ensino mudou e conceitos como inclusão, flexibilidade, inovação, diversidade, educação para todos, passaram a ser algumas das palavras-chave associadas ao ensino”.

Complementando que “o mercado de trabalho atual exige qualificações transversais, que combinam competências práticas com académicas, articulando esta ideia à visão do Externato, cuja missão passa por promover os interesses de toda a comunidade vilameanense, de toda a região”.

Região que, de acordo com o responsável do Externato de Vila Meã, “tem a melhor localização do Baixo Tâmega e de parte do Vale do Sousa”, assim como esta instituição de ensino que “dispõe de condições físicas sobejamente conhecidas”.

O Externato de Vila Meã, com esta nova oferta “será uma instituição mais dinâmica e moderna”, mas “Vila Meã será, também, uma terra mais dinâmica e moderna, contribuindo de forma ainda mais preponderante para o desenvolvimento do nosso concelho de Amarante”.

O presidente do IESF, Enrique Vázquez-Justo, admitiu na sua intervenção que a celebração “é um concretizar do projeto e do sonho de trazer o ensino superior para o concelho de Amarante”, sendo apenas possível “perspetivar o futuro do ensino superior nesta região com a intervenção de todos os parceiros”.

Não obstante de Ricardo Vieira, também Enrique Vázquez-Justo, afirmou que “o Externato de Vila Meã tem condições fantásticas para desenvolver estes cursos técnicos superiores”.

Ricardo Vieira sublinhou ainda que assinatura deste protocolo é extremamente importante, na medida em que “a partir de agora um jovem da nossa área pedagógica poderá fazer todo o seu percurso escolar, desde o berçário até ao ensino superior sem sair da sua terra”.

Recorde-se que os candidatos que optem por este tipo de formação ingressam diretamente no ensino superior sem a realização dos exames nacionais ou continuar os estudos através do acesso às Licenciaturas do IESF, com equivalências e creditação de unidades curriculares”.

De realçar ainda que os estudantes inscritos nos cursos de técnico profissional superior poderão candidatar-se a apoios e bolsas de estudo través do portal da Direção-Geral do Ensino Superior ou dos serviços de ação social do IESF.

Os interessados em frequentar estes cursos profissionais puderam iniciar as suas candidaturas a partir do dia 9 de agosto.

Note-se a presença na cerimónia de assinatura protocolo do presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, o Secretário Executivo da CIM do Tâmega e Sousa, Telmo Pinto, assim como presidentes de junta de freguesias do concelho de Amarante, nomeadamente Lino Macedo, Vila Meã, Fernando Cunha, Travanca, e Daniel Pinheiro, União Freguesias de Figueiró Santiago e Santa Cristina.