O município de Amarante entregou, nas comemorações do 36.º aniversário de elevação a cidade, cinco medalhas de honra a personalidades que são “exemplos e inspiração pelo seu trabalho e cidadania para as gerações atuais e futuras”.
Na cerimónia, que decorreu nos claustros do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, foi entregue a Medalha de Honra do Município a título póstumo ao Professor António Cardoso e ao Comendador José de Abreu.
Foram ainda entregues medalhas a António Pinto Monteiro (Fundador da Cercimarante, Associação A Terra dos Homens e do infantário-creche “O Miúdo”), Fernando Sampaio (Diretor da Escola Secundária de Amarante desde o ano letivo 1985/1986 até ao presente) e a Paulo Pereira (selecionador nacional de andebol).
O presidente da Câmara de Amarante, José Luís Gaspar, realçou, durante as comemorações, que “mais do que uma forma de enaltecer as obras e de sublinhar a importância dos agraciados, fazem deles exemplos e inspiração” e que “o trabalho, a vida e as causas a que se dedicaram as personalidades agora distinguidas são, nas suas diferentes formas, motivo de orgulho, prestigiam a comunidade e ajudam a fazer evoluir e consolidar a nossa sociedade”.
Recorde-se que a Medalha de Honra de Amarante destina-se a galardoar pessoas singulares e coletivas de reconhecido mérito, que tenham prestado à cidade e ao concelho serviços de excecional relevância.