Mudanças em várias paróquias da Vigararia de Amarante

O Pe. António Jorge Correia de Oliveira, pároco há mais de duas décadas de Real, Carvalhosa e Banho, mais recentemente de Ataíde, Oliveira, e no último ano, em unidade pastoral, de Travanca, Mancelos, Fregim, Louredo e Vila Caiz, foi nomeado pelo Bispo do Porto novo pároco de Caldas de S. Jorge (S. Jorge), Guisande (S. Mamede) e Pigeiros (Nª Srª da Assunção), em Santa Maria da Feira.

Refira-se que o Pe. António Jorge deixou, no fim deste mês de julho, a paroquialidade destas paróquias da Vigararia de Amarante, onde permanecia desde que foi ordenado presbítero, em 1995. Note-se ainda que o Pe. António Jorge já tinha deixado, no ano passado, a paroquialidade de Castelões e este ano concluiu o seu segundo mandato enquanto vigário da vara na Vigararia de Amarante.

Por indicação do Bispo D. Manuel Linda, o Pe. Mário Jorge Ferreira, passa a ser o pároco de Ataíde (S. Pedro), Banho (Stª Eulália), Carvalhosa (S. Romão), Fregim (Stª Maria), Louredo (S. João Baptista), Mancelos (S. Martinho), Oliveira (S. Paio), Real (Divino Salvador), Travanca (Divino Salvador) e Vila Caiz (S. Miguel). Para o ajudar no serviço pastoral destas 10 paróquias o Bispo do Porto nomeou, como vigário paroquial, o Pe. Artur Moreira.

Recorde-se que o Pe. Artur Moreira tinha sido nomeado, no ano passado, pároco de Aboadela, Ansiães, Bustelo, Candemil, e Várzea, na Serra do Marão, que terão como novo pároco o jovem Pe. Leonel Fernando Gonçalves da Rocha, ordenado presbítero no passado dia 11 de julho. Pelo que apurámos, a entrada como novo pároco do Pe. Leonel Rocha nestas paróquias e consequentemente a mudança do Pe. Artur Moreira, acontecerá no início de setembro.

Ainda na Vigararia de Amarante, o Bispo do Porto nomeou o recém-ordenado Pe. Carlos Mauricio Sacta Llivisaca, pároco de Fridão (S. Faustino) e Rebordelo (Nª Srª das Neves) e o Pe. Celestin Bizimenyera, novo pároco de Canadelo (S. Pedro), Olo (S. Paio) e Sanche (Stº Isidoro). O Pe. Joaquim Teixeira da Silva, com 87 anos, foi dispensado do múnus de pároco de Fridão e Rebordelo, enquanto que o Pe. Manuel da Silva Santos mantém-se apenas como pároco de Vila Chã do Marão.

O jovem padre José Pedro de Magalhães Novais, natural de Carvalhosa, foi nomeado pároco de Janarde (S. Barnabé), Moldes (Stº Estêvão) e Santa Eulália de Arouca. Note-se que o Pe. José Pedro Novais que, no último ano, enquanto diácono, estagiou nestas paróquias da Unidade Pastoral do Vale do Odres e Tâmega, foi ordenado presbítero pelo D. Manuel Linda, no passado dia 11 de julho, e celebrou Missa Nova, em Carvalhosa, no dia 25 de julho.

Refira-se ainda que o vice-reitor do Seminário Menor do Bom Pastor, em Ermesinde, Pe. André Machado, natural também de Carvalhosa, foi nomeado novo pároco de Pedrouços (Nª Srª da Natividade), na Maia.

“Os sacerdotes destinam-se a toda a Diocese e são distribuídos de acordo com as necessidades atuais e as projeções futuras. Por esta razão, o processo das colocações jamais pode ser visto como mero preenchimento dos lugares «vagos», mas antes como tentativa de, desde já, responder ao futuro, tendo em atenção o contexto: número de sacerdotes existentes nessa zona, suas idades e saúde, tarefas que lhes estão distribuídas, número e qualidade dos colaboradores, etc”, sustentou D. Manuel Linda no anúncio das nomeações para a Diocese do Porto, que tornou público na última semana de julho.