Colónia férias promovida pela Associação de Pais Escolas de Real

A Associação de Pais e Amigos das Escolas de Real (APAER) em parceria com a Gerestudo, desenvolveu, uma vez mais, uma colónia de férias de Verão pensada à medida das crianças e jovens de Vila Meã.

Decorrida no período de 12 a 30 de julho, a colónia de férias teve como objetivo principal conceder iniciativas e ações exclusivamente destinadas a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 5 e os 15 anos, de forma a apoiar os tempos não letivos das crianças.

Durante três semanas, mais de 40 crianças e jovens tiveram a possibilidade de associar momentos de diversão e lazer a momentos de aprendizagem e desenvolvimento pessoal.

Geraldino Oliveira, responsável da Gerestudo, explica que “devido à pandemia não foi possível organizar saídas”, acrescentando que esta decisão decorreu essencialmente das circunstâncias do momento e sobretudo “para proteger as crianças, as famílias e toda a comunidade”.

Desta forma, a iniciativa realizou-se na EB1 de Santa Comba, Vila Meã, no horário das 8h30 às 18h30, e incluiu atividades de carácter educativo, cultural, desportivo e recreativo.

Neste contexto, a Gerestudo afirma que “é de realçar o papel fulcral que a Associação de Pais ocupa, pois possibilita às famílias a oportunidade dos seus educandos frequentarem uma colónia de férias de qualidade no que diz respeito à aprendizagem e diversão”.

Com a dinamização das várias atividades, a organização pretende “conseguir um bom ambiente de trabalho e coesão da equipa pedagógica, atingir um bom grau de satisfação e de envolvimento do grupo, estimular e desenvolver as capacidades das crianças e dos jovens, bem como aplicar conhecimentos adquiridos pelas crianças e jovens no seu meio envolvente (família, escola e comunidade)”.

É ainda objetivo que, com a participação na colónia de férias, as crianças e jovens adquiram “hábitos mais corretos de saúde, higiene e alimentação, que desenvolvam uma participação ativa e responsável na vida e na colónia de férias”.

Desta forma, a Academia de Estudo Gerestudo explica que “como o público alvo é exigente, apresentamos atividades para todos os gostos. Desenvolvemos atividades para aqueles que preferem o desporto, outras para os que querem aprender línguas, para os que gostam de estar em contacto com a natureza, para quem tem gosto pela ciência, para os que querem aprender a cozinhar, sem esquecer aqueles gostam de música ou de aventuras mais radicais”.

Esta iniciativa contou também com o apoio da Junta de Freguesia de Vila Meã e da Câmara Municipal de Amarante.

A Gerestudo é uma Academia de Estudo e Formação para Adultos, criada em 2006, em Vila Meã e Vila Caiz. Apresenta-se como um espaço educativo com serviços de educação que se distinguem do modelo comum de centros de explicações sendo já uma referência que se encontra bem presente nesta região.