A partir do próximo ano letivo, o Externato de Vila Meã vai incluir na sua oferta formativa seis cursos de técnico profissional superior no âmbito de um protocolo de cooperação com o Instituto de Estudos Superiores de Fafe – IESF.
O protocolo vai ser oficializado na próxima segunda-feira, dia 9 de agosto, no Externato de Vila Meã, onde estarão presentes o presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, e o presidente da Junta de Freguesia de Vila Meã, Lino Macedo.
Para o ano letivo 2021/2022, estão previstos os cursos de Animação em Turismo da Natureza e Aventura, Acompanhamento de Crianças e Jovens, Gestão Hotelaria e Alojamento, Lazer Desportivo, Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação e Desenvolvimento de Produtos Multimédia que serão lecionados por docentes dos IESF.
A frequência nestes cursos confere o Diploma de Técnico Superior Profissional ao Nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações e têm uma duração de dois anos, os quais incluem seis meses de estágio numa empresa.
A instituição de ensino de Vila Meã esclarece que “os candidatos que optem por este tipo de formação ingressam diretamente no ensino superior sem a realização dos exames nacionais ou continuar os estudos através do acesso às Licenciaturas do IESF, com equivalências e creditação de unidades curriculares”.
Acrescentou que “a formação de nível superior e o desenvolvimento de competências técnicas específicas são também fatores garantidos e levam cada vez mais estudantes a optar por estes cursos”.
De realçar que os estudantes inscritos nos cursos de técnico profissional superior poderão candidatar-se a apoios e bolsas de estudo través do portal da Direção-Geral do Ensino Superior ou dos serviços de ação social do IESF.
Os interessados em frequentar estes cursos profissionais podem fazer as suas candidaturas a partir do dia 9 de agosto.