protocolo

Município de Amarante assina protocolo com ARS-Norte

O Município de Amarante assinou, a 20 de julho, um protocolo de colaboração com a Administração Regional de Saúde do Norte que permitirá a realização de consultas descentralizadas de forma a combater o consumo de substâncias psicoativas, prevenir comportamentos aditivos e diminuir as dependências.

“A assinatura deste protocolo permitirá à população beneficiar de uma resposta de proximidade, através da Consulta Descentralizada de Amarante do CRI Porto Central no âmbito Programa de Intervenção Local”, mencionou Lucinda Fonseca, vice-presidente do Município de Amarante, no decorrer da cerimónia.

Desta forma, a população abrangida pelo ACES Baixo Tâmega já não precisa de se deslocar para fora do concelho podendo, assim, ter serviços especializados e dar continuidade aos tratamentos na sua região. A criação da consulta descentralizada possibilita, a médio e longo prazo, a melhoria do estado de saúde individual, e consequentemente da comunidade do Baixo Tâmega.

A constituição da equipa multidisciplinar é da responsabilidade do Município e a consulta descentralizada vai decorrer nas instalações do Centro de Saúde de Amarante, ao longo de quatro horas semanais – sem prejuízo do horário vir a ser alargado em função das necessidades e dos recursos disponíveis – e garante, à população com comportamentos aditivos e com dependências, as valências de enfermagem, medicina, psicologia e serviço social.

O presente protocolo é celebrado pelo prazo de quatro anos. A cerimónia decorreu nas instalações do Centro de Saúde de Amarante e contou com a presença do Presidente do Conselho Diretivo da ARS Norte, Carlos Nunes; do Vogal do Conselho Diretivo da ARS Norte, Ponciano Oliveira; da Diretora Executiva do ACES Baixo Tâmega, Enf.ª Teresa Moreno; da Coordenadora Regional da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências, Kerstin Hoffmeister e da Coordenadora Técnica CRI Porto Central, Joana Coutinho.