Mercantinho

Mercantinho – Fresco & Nosso todos os meses em Penafiel

O Mercantinho – Fresco & Nosso é o novo mercado de produtos frescos locais, que terá uma frequência mensal (último sábado de cada mês) a decorrer no estacionamento das instalações da Associação Empresarial de Penafiel (junto ao centro de saúde).

Promovido pela AE Penafiel, com o apoio da Câmara Municipal e Cooperativa Agrícola de Penafiel, este mercado de produtos frescos locais visa o apoio direto aos produtores agrícolas do concelho de Penafiel, que também viram no último ano o negócio a diminuir.

Tem, ainda, como objetivo incentivar a comunidade a comprar em espaços abertos, seja para produtos frescos como comércio de rua e sensibilizar para as questões ambientais, nomeadamente, no uso de materiais recicláveis como os sacos para transportar os produtos que serão oferecidos pela organização.

O mercado, que decorreu pela primeira vez no último sábado de junho, conta com dez bancas de produtores locais que têm à disposição os produtos hortícolas e frutícolas da época, bem como vinhos da região, a cargo da Cooperativa Agrícola de Penafiel.

Para Nuno Brochado, presidente da direção da Associação Empresarial de Penafiel “este evento mensal é importante para a dinamização do comércio local e essencialmente um apoio direto aos produtores locais que nem sempre têm um local condigno para fazerem as suas vendas. Queremos que este nosso evento entre nas rotinas dos penafidelenses e estes possam comprar os melhores produtos diretamente de quem os tem. Produtos esses de confiança e que promovem hábitos de alimentação saudável”, justifica.

A Cooperativa Agrícola de Penafiel ficou satisfeita pelo convite da Associação Empresarial de Penafiel para colaborar nesta iniciativa uma vez que apoio diretamente, também, os seus produtores e promove o consumo local.

Fica a proposta para passar pelo Mercantinho – Fresco & Nosso na manhã do último sábado de cada mês, aproveitando para fazer as compras de produtos locais, frescos e de qualidade, ajudando a comunidade e pensando na sustentabilidade.