A região do Douro, Tâmega e Sousa acolheu, no primeiro fim de semana de junho, a visita de uma comitiva de jornalistas e influencers da área do turismo.
O programa de dois dias contemplou visitas a projetos turísticos, públicos e privados, situados em concelhos classificados como de baixa densidade e financiados no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE (Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos) – Turismo para Todos, liderada pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa).
Esta visita teve como principal objetivo dar a conhecer projetos turísticos enquadrados em concelhos integralmente de baixa densidade e contribuir para o aumento da atratividade e competitividade da região, através da promoção turística.
A Estratégia de Eficiência Coletiva – Turismo para Todos é um projeto intermunicipal de valorização, dinamização e promoção turística da região, assente na natureza, no património cultural, na gastronomia, no enoturismo e no turismo de saúde e bem-estar.
Integram esta Estratégia cerca de 300 projetos na área do turismo, dos quais mais de duas dezenas são públicos e os restantes promovidos por entidades privadas, num investimento que ascende a aproximadamente 150 milhões de euros. A Estratégia engloba os concelhos da CIM Tâmega e Sousa e ainda os municípios de Arouca e de Vale de Cambra, que, embora pertencentes à Área Metropolitana do Porto, são considerados territórios de baixa densidade e, por isso, enquadrados nos territórios-alvo do PROVERE.
No Tâmega e Sousa, são considerados territórios de baixa densidade os municípios de Baião, Celorico de Basto, Cinfães e Resende e ainda algumas freguesias dos concelhos de Amarante, Castelo de Paiva e Marco de Canaveses.