fbpx

CENFIM promove Dia Aberto para visitas às suas instalações

No dia 11 de junho o Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (CENFIM) – Núcleo de Amarante vai abrir as suas portas ao público, para um Dia Aberto com acesso livre e demonstrações atividade formativa neste estabelecimento de ensino, situado nas instalações do Tâmega Park, em Telões.

Será um dia inteiramente dedicado à oferta formativa para o ano de 2021 e cujo objetivo passa por demonstrar a toda a comunidade, seja jovens, adultos e até empresas, as suas atividades e ofertas formativas em diversas áreas.

Neste dia, formadores, técnicos e formandos do CENFIM vão estar presentes para “acompanhar e responder a diversas questões dos visitantes, evidenciado as suas atividades e dinâmica de aprendizagem”, explica o Diretor do Núcleo de Amarante do CENFIM, José Silveira.

Durante este dia, todas as pessoas que visitem aquele estabelecimento de ensino especializado vão poder ainda “testar alguns dos equipamentos disponibilizados no centro de formação”.

De salientar que o CENFIM “tem uma oferta formativa específica para uma área de atividade com grande valor para a cidade de Amarante e para as localidades vizinhas, não esquecendo o seu elevado grau de empregabilidade e os salários acima da média que passam a auferir quando, concluída a formação, são integrados no mercado trabalho”, salienta José Silveira.

Realçando que “cada aluno que conclui os cursos de longa duração, dá-se ao luxo de poder escolher a empresa para onde deseja trabalhar, tal é a oferta de emprego disponível após conclusão das formações”.

As visitas ocorrem das 9h00 às 20h00 e embora não obrigatório, é desejável que todos os que queiram visitar as instalações do CENFIM, no próximo dia 11 de junho, façam marcação prévia.

O CENFIM em Amarante iniciou a sua atividade em 15 de dezembro de 2008, para responder às empresas na promoção e na absorção das inovações técnicas e tecnológicas, de racionalizar os seus processos produtivos e de investir na qualificação técnica e profissional dos seus Recursos Humanos, pela via da Formação/Qualificação.

O Plano de Qualificação para 2021 do CENFIM engloba cursos com equivalência ao 12º ano, Aprendizagem (nível 4), CET – Especialização tecnológica (nível 5), EFA – Educação e Formação de Adultos e Formação Modular Certificada para Empresas.

No âmbito dos Cursos de Aprendizagem Nível 4, está disponível o curso de Técnico/a de Manutenção Industrial/ Mecatrónica e o curso de Técnico/a de Maquinação e Programação CNC, ambos conferem o acesso ao Ensino Superior.

É destinado a jovens com idade inferior a 25 anos, que concluíram com aproveitamento o 3.º ciclo do ensino básico ou equivalente e que não detenham uma habilitação escolar de nível secundário ou equivalente

Os Cursos de Especialização Tecnológica Nível 5, são compostos pelo curso de Técnico/a Especialista em Tecnologia Mecatrónica e pelo curso de Técnico/a Especialista em Gestão da Produção.

Ambos destinam-se a titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente, com aprovação nos domínios de Matemática, Física, Português e Inglês; aos titulares de uma qualificação de nível 4, preferencialmente na área da Metalurgia e Metalomecânica; e a titulares de um Diploma de Especialização Tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

No que respeita aos Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), o CENFIM disponibiliza o curso de Soldador/a, que confere dupla certificação e visa proporcionar a qualificação de nível 2 na saída profissional de Soldador.

Tem como destinatários adultos com idade igual ou superior a 18 anos à data do início da formação, sem a qualificação profissional adequada, com o 3º ciclo do EB (9º ano) como habilitações mínimas, à procura de certificação profissional na área da construção soldada.