Estão abertas as candidaturas para o concurso promovido pela Academia do Vinho Verde, através da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, designado “A Melhor Vinha 2.1”.
A iniciativa, que se realiza de dois em dois anos, tem como objetivo promover uma viticultura de qualidade na região e premiar o dinamismo dos viticultores.
A concurso são admitidos todos os viticultores da região, com vinhas com dois ou mais anos de plantação e com uma área mínima 1000m2.
As inscrições, que têm um custo de 50 euros, devem ser efetuadas através do preenchimento de um formulário e enviado, juntamente com o comprovativo de pagamento, para o email academia@vinhoverde.pt.
Com este concurso, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes pretende ainda criar um espírito inovador, jovem, empresarial, empreendedor e dinâmico dentro da região, reforçando e premiando a sustentabilidade ambiental, social e económica.
Todo o procedimento concursal é acompanhado por um Júri Técnico, cuja missão é visitar e proceder à avaliação das explorações vitícolas de acordo com os critérios previstos no regulamento.
Às três vinhas com pontuação mais elevada será atribuído o prémio de Ouro, Prata e Bronze, respetivamente.
A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, através da Academia do Vinho Verde, promove e oferece ações que conduzem à defesa do património, da melhoria da notoriedade e do desempenho dos produtos da Região Demarcada dos Vinhos Verdes garantindo uma qualificação adequada aos diferentes atores regionais e a criação de valor.