fbpx
Campanha sensibiliza

Campanha sensibiliza para os comportamentos dos jovens

Está a decorrer uma campanha de sensibilização dedicada à prevenção de comportamentos aditivos, consumo de álcool, droga, uso abusivo de meios digitais, redes sociais e jogos, que tem como slogan #euescolho.

Até ao final de maio, esta iniciativa da Rede Social de Amarante, Eixo da Educação, pretende sensibilizar os jovens para a escolha de atividades e hobbies que promovam estilos de vida saudáveis.

Através de uma metodologia positiva, a #euescolho vai contar com o contributo de jovens inspiradores que vão dar o seu testemunho, provando que a vida é feita de escolhas. Jovens do 2.º e 3.º ciclos e do Ensino Secundário das Escolas do Concelho são os principais destinatários desta campanha que vai envolver as Associações de Jovens, Desportivas, Culturais, Recreativas, Ambientais, entre outras.

Os participantes vão ser desafiados a gravar um vídeo, individual ou coletivo, com uma mensagem positiva, onde demonstrem as suas atividades e hobbies como alternativas saudáveis. Para tal poderão usar, por exemplo, a aplicação TikTok, Instagram (Instastory) e Facebook, partilhando a hashtag que serve de mote à campanha (#euescolho).

“Esta campanha surge da preocupação conjunta dos parceiros do Grupo da Educação da Rede Social e pretende encontrar respostas com o contributo dos jovens porque é possível usar as tecnologias de forma positiva. Alertá-los para as consequências das más escolhas e mostrar-lhes que há alternativas saudáveis, são os objetivos da campanha #euescolho. Basta saberem escolher!”, refere Lucinda Fonseca, presidente do Conselho Local de Ação Social e vereadora com o pelouro da Ação Social.

Ainda no âmbito desta campanha, realizou-se on-line uma mesa redonda sobre “Desafios de ser pai e mãe nos dias de hoje – Prevenção dos comportamentos aditivos em contexto familiar”. Destinada a pais e encarregados de educação das escolas do concelho, este encontro contou com a participação de Sónia Costa, psicóloga do Centro de Respostas Integradas (CRI) / Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (ARS-Norte), e de representantes das Associações de Pais e Diretores de Escolas.