fbpx
Reflexão durante Quaresma, Reflexões Quaresma

Reflexões Quaresma mostraram visitas virtuais às igrejas do Vale do Odres e Tâmega

Durante as semanas do tempo de Quaresma a união de Paróquias do Vale do Odres e Tâmega publicou online algumas reflexões, complementadas com uma visita virtual às igrejas paroquiais. Todas as semanas foram apresentadas imagens do interior de duas das igrejas que compõem esta unidade de paróquias, permitindo a possibilidade a todas as famílias de conhecerem estes espaços religiosos.

A união de Paróquias do Vale do Odres e Tâmega tem vindo a desenvolver um conjunto de dinâmicas pastorais, reajustando-se à nova realidade e confinamento provocado pela pandemia do Covid-19, utilizando os meios digitais para transmitir tais atividades e interagir com os fiéis.

Refira-se que a Unidade Pastoral do Vale do Odres e Tâmega engloba as paróquias de Ataíde, Banho, Carvalhosa, Fregim, Louredo, Mancelos, Oliveira, Real, Travanca e Vila Caiz.

Com o início do tempo litúrgico da Quaresma, tempo de reflexão, oração e preparação para o momento celebrativo mais importante da Igreja, a Páscoa, e confrontados com novo confinamento em que as igrejas voltaram a fechar para as celebrações presenciais, a equipa sacerdotal desta união avançou com novas propostas pastorais para realizar em família.

Face à atual situação pandémica que o País atravessa, e não sendo possível manifestar a fé dos católicos presencialmente em grupo, ao longo de várias semanas da Quaresma, a união de Paróquias do Vale do Odres e Tâmega foi transmitindo a Palavra de Deus através de vídeos divulgados nas redes sociais.

Paralelamente, os vídeos integram uma visita virtual às várias igrejas de cada paróquia, dando a oportunidade a todas as famílias de conhecerem estes espaços religiosos.

As reflexões e as visitas virtuais às igrejas podem ser vistas, ou revistas, através da rede social Facebook da União de Paróquias Vale do Odres e Tâmega.