Amarante das Profissões

Amarante das Profissões promove o emprego e o talento

Com o intuito de orientar e capacitar o cidadão para o desenvolvimento e concretização dos seus objetivos profissionais, o projeto Amarante das Profissões foi apresentado no Salão Nobre do Município, na presença de José Luís Gaspar, presidente da Câmara de Amarante, André Costa Magalhães, vereador com o pelouro do Desenvolvimento Económico, e Alda Barbosa, diretora do Centro de Emprego do Tâmega e Sousa.

Face ao momento de incerteza que se vive no mundo e no mercado de trabalho, em particular, este projeto tem como objetivo capacitar e inspirar à procura ativa de emprego; promover o desenvolvimento de competências e conhecimentos; aproximar as pessoas à procura de emprego das empresas e oportunidades de recrutamento; divulgar oportunidades e incentivos de estímulo ao emprego, sobretudo aquelas que beneficiem os grupos mais vulneráveis; e promover a aprendizagem ao longo da vida.

Destinado a jovens e adultos à procura de emprego e/ou em reconversão de carreira, estudantes de Amarante, e profissionais empregados e empresários, o Amarante das Profissões foi pensado em estreita coordenação com um conjunto alargado de parceiros e aliados estratégicos, que funcionam como elemento aglutinador das várias instituições, públicas ou privadas.

Com atendimento individual de gestão de carreira, para orientação e capacitação profissional, às terças, quintas e sextas, entre as 09h00 e as 12h00, o projeto promove ainda workshops, apresentações e atividades de grupo mensalmente, às segundas e quartas, nas áreas do desenvolvimento pessoal, da empregabilidade e do empreendedorismo. Durante o mês de abril, por exemplo, vão realizar-se as seguintes atividades: dia 19, “Estágios ATIVAR.PT: tudo o que é preciso saber”; 20, 22, 23, 27, 29 e 30, fala-se de Gestão de Carreira; a 21 vão abordar-se os Incentivos IEFP para a empregabilidade; a 26, os apoios ao desenvolvimento local; e dia 28, “Na pele de…. Operador de CNC [Controle Numérico Computadorizado]”.

Estas atividades são gratuitas, mas de inscrição obrigatória no site do Município, email (amarantedasprofissoes@cm-amarante.pt) ou por telefone (914 680 616). Durante o primeiro trimestre do projeto, entre abril a junho, todas as atividades serão realizadas online, através de plataforma ZOOM.

O projeto Amarante das Profissões é promovido pelo Município de Amarante, através da InvestAmarante, em parceria com o projeto AGIR, o GIP de Amarante e o GIP de Vila Meã, e constitui-se como um projeto de apoio gratuito ao cidadão.

CM AMARANTE