fbpx
intercetor do Tâmega, Águas do Norte

Águas do Norte apresenta Plano de Ação para a Transformação Digital

A Águas do Norte apresentou, na semana passada, o projeto-piloto de telemetria, instalado no Município de Amarante, que vai permitir o acesso remoto a mais de 800 contadores instalados no sistema de abastecimento de água em baixa, garantindo dessa forma que as respetivas leituras de consumo sejam mais fiáveis e imediatas.

Com a utilização desta solução tecnológica, a Águas do Norte irá melhorar ainda mais o serviço prestado aos seus utilizadores em baixas.

O projeto-piloto de telemetria, instalado em Amarante, mereceu destaque durante a apresentação do Plano de Ação para a Transformação Digital da Águas do Norte e que contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes.

Este plano de ação 2020-2023 representa um investimento global na ordem dos 3 milhões de euros e permitirá à empresa alcançar importantes objetivos tais como o incremento da capacidade de monitorização remota e de reação a incidentes, o aumento da eficiência operacional e a melhoria do serviço prestado aos utilizadores.

Foram ainda apresentados os diferentes projetos de telecomunicações e de telegestão que estão a ser implementados nos Centros Operacionais da empresa, nomeadamente o novo Sistema de Supervisão e Controlo (SCADA) e o Sistema Gestão Operacional (GERE).

Destaca-se também a instalação de um novo sistema de telegestão para as redes municipais de abastecimento de água, em baixa o qual, além de permitir uma melhoria do serviço à população residente nos Municípios servidos, irá contribuir para a redução de perdas de água, para um aumento da eficiência das suas operações e para a otimização dos processos e rotinas operacionais.

Integrada no Grupo AdP – Águas de Portugal, a Águas do Norte iniciou a atividade a 30 de junho de 2015 e, enquanto entidade concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em alta, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público e pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais nos 63 municípios que integram este sistema.