fbpx
Óleos Alimentares Usados

Amarante promove reciclagem de Óleos Alimentares Usados

O Município de Amarante está a proceder à instalação de uma rede de 31 oleões, em várias freguesias do concelho, para depósito e encaminhamento dos Óleos Alimentares Usados (OAU). Este sistema de recolha seletiva é semelhante aos ecopontos já existentes para o papel, plástico, vidro e pilhas e encontram-se, sempre que possível, junto a estes.

Antes de serem colocados nos oleões, os OAU, que não devem conter restos de comida ou outro tipo de líquidos, devem ser acondicionados em garrafas ou garrafões (até 6 litros) de plástico e bem fechados. Mais se informa que não podem ser depositados nos oleões os óleos lubrificantes, considerando que contaminam os OAU, impedindo a sua valorização.

Os óleos alimentares reciclados são usados na produção de detergentes, sabões, velas e, principalmente, biodiesel.

Ao proceder à reciclagem dos OAU está a evitar uma potencial contaminação dos solos e da água. Se os OAU forem enviados para a rede de drenagem de águas residuais, além de sobrecarregarem o custo do tratamento dos efluentes que chegam à ETAR, reduzem a sua eficácia por interferirem na qualidade do efluente final que é descarregado na linha de água, gerando implicações nos ecossistemas aquáticos.

A deposição e encaminhamento adequado de mais uma tipologia de resíduos, contribui para a Redução da Pegada Ecológica. Posteriormente, a recolha dos OAU é efetuada por uma empresa licenciada para a armazenagem, triagem e tratamento deste tipo de resíduos.

Concluindo: até ao final de março serão instalados os 31 oleões cuja localização pode consultar online ou na app EcoMovimento.

Partilhamos agora os locais dos oleões já instalados:

Rua Central de Nogueira, Mancelos
Urbanização de Santa Rita, Real
Rua Nossa Senhora de Fátima, Real
Largo da Feira, Ataíde
Rua da Mó, Fregim
Rua do Cruzeiro, Vila Caiz
Travessa de Rascões, Cepelos
Av. Teixeira de Pascoaes, Gatão
Rua Capitão Salgueiro Maia, São Gonçalo
Bairro da Taga, Telões
Urbanização do Alto da Lixa, Freixo de Cima
Rua do Bairro, Figueiró-Santiago