voto de louvor

Câmara de Amarante aprovou voto de louvor ao amarantino Paulo Pereira

Foi aprovado em reunião de câmara, por unanimidade, o voto de louvor do Município de Amarante a Paulo Pereira, treinador da Seleção Portuguesa de Andebol que, garantiu, recentemente, o apuramento para os Jogos Olímpicos.

Natural de Amarante, Paulo Pereira, de 54 anos, iniciou a sua carreira como treinador adjunto do Boavista, então comandado por José Magalhães, com quem rumou ao FC Porto, que orientou durante três temporadas, entre 2003 e 2006, conquistando um campeonato, uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga.

Depois de quase uma década no estrangeiro, com passagens pelas seleções femininas de Tunísia e Angola, onde também orientou o Espérance de Tunis, o 1.º de Agosto e o ASA. Em Espanha orientou o Cangas, chegando, posteriormente, à seleção portuguesa em outubro de 2016. Já como selecionador, acumulou funções com o comando técnico do CSM Bucareste, tendo vencido a Taça Challenge.

Ao fim de três anos na seleção nacional, Paulo Pereira alcançou o sucesso no Euro2020, seguindo-se este apuramento inédito para os Jogos Olímpicos de Tóquio, feito que tanto orgulha o nosso país e que levou à aprovação desta distinção pelo executivo municipal.

O treinador de andebol, natural de Amarante, tem liderado nos últimos anos a Seleção Nacional de Andebol, numa geração de ouro que tem somado grandes conquistas internacionais. No recente apuramento para os Jogos Olímpicos, onde a equipa nacional de andebol assegurou um dos 12 lugares disponíveis, destaque para o sentimento de orgulho e dever cumprido evidenciado por Paulo Pereira, quatro dias depois da vitória épica contra a França.

“O que neste momento sinto é uma mistura de cansaço profundo e ao mesmo tempo de alívio infinito. Sentimos no corpo e na alma o preço a pagar por querer fazer o que ainda não foi feito”, expressou Paulo Pereira no seu perfil nas redes sociais.

“A sensação de alívio está associada a uma sensação de prazer imenso ao conseguir atingir o objetivo. Conseguimos emergir o andebol e o desporto nacional num momento de excecional alegria. Relembramos a Portugal que é possível fazer bem, mesmo contra todas as contrariedades. Que afinal é mesmo possível chegar ao topo quando centramos a nossa atenção no processo como única forma de influenciar o resultado”, acentuou.

Paulo Pereira agradeceu ainda o apoio de todos os portugueses, considerando o apuramento olímpico um momento de grande importância para todos.

“Obrigado a todos os que sentem que de alguma forma também fizeram parte disto, mesmo não estando em Montpellier. Vocês também ajudaram a fazer o que ainda não tinha sido feito. Fomos capazes de fazer tudo isto por nós e por ele. Fomos capazes de fazer com que o momento mais importante da nossa vida profissional acontecesse. Fomos capazes!”, concluiu.