fbpx
Percursos pedestres e BTT

Percursos pedestres e BTT online para percorrer o Vale do Rio Odres

A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva Movingland tem disponível online, com indicações GPS, diversos trilhos Btt e percursos pedestres para usufruir nesta região do vale do Rio Odres.

Os vários percursos já estão sinalizados e disponíveis para ver e descarregar as coordenadas GPS no site da associação e o objetivo, realçam, é “possibilitar a todos os interessados, realizar e conhecer melhor a região do Vale do Odres”.

Ao todo já estão disponíveis seis percursos pedestres e sete para percorrer de bicicleta, com referências e pontos de passagem, potenciando património, escritores, artistas e paisagens naturais envolventes e muito atraentes, que realçam a beleza e potencial paisagístico desta região. Todos os percursos podem ser descarregados no site da Movingland e utilizados em aplicações e dispositivos GPS para melhor orientação ao percorrê-los no terreno.

Entre os trilhos de Btt destacam-se “Pelo fantástico quintal da Movingland V2021”, num percurso circular que começa e acaba em Vila Meã com 25 km, mas com cerca de 800d+ quase todos nos primeiros 17km. Entre os principais pontos de interesse neste trajeto estão o Mosteiro de Travanca, Mosteiro de Mancelos e Igreja Velha de Real.

Outra das propostas é um passeio de Vila Meã a Fregim com 26,31 Km, com destaque para a subida de Sta Cruz e descida à igreja velha de Real. Os amantes de Btt têm ainda a possibilidade de “Contornar o Vale do Odres” num trajeto de 30,59 km, composto por um track maioritariamente off-road a contornar o Vale do Odres. Com dificuldade técnica baixa o track começa em Vila Meã, passa por Castelões, Outeiro, Vila Caiz, Banho, Pidre, Mancelos e Travanca. Ainda no vale do Odres há outra proposta pelos caminhos rurais desde Vila Meã, com passagem por Travanca, Figueiró, Mancelos, Pidre e regresso a Vila Meã. Para além dos Mosteiros de Travanca e Mancelos, destaca-se ainda a casa onde nasceu o pintor Acácio Lino.

Referir ainda os percursos “Pelo Jardim do Movingland”, com 26,28 km, “Por Entre o Odres e o Sousa”, com 30.15 Km, “[Parede do Ganesh]”, com 30,91Km.

Nos percursos pedestres as sugestões também são diversificadas. Começamos pelos caminhos “De Vila Meã a Travanca pelos trilhos do Vale do Odres” onde é possível contemplar a passagem por inúmeros pontos de interesse do Vale do Odres nomeadamente a igreja de Ataíde, Ponte de Oliveira, Casa da Viscondesa, Pelourinho de Vila Meã, Mosteiro de Travanca, Igreja de São Sebastião, em Travanca, Capela de Santo Amaro, Moinhos de Travanca, Casa onde nasceu o pintor Acácio Lino. As propostas passam ainda por “Caminhada Vale do Odres”, de 12,83 km, com início no Largo da Feira, em Vila Meã; o “Percurso Agustina”, de 11,87 km, com início na Estação de Vila Meã e passagem pela casa onde nasceu Agustina Bessa-Luís; “Percurso Amadeo”, com 6,92 km; “Rota dos Mosteiros” entre Travanca e Mancelos; “De Travanca à Sra da Costa”, com 9,72 km.

Os percursos podem ser visualizados nos seguintes endereços:

Percursos BTT: https://www.movingland.pt/index.php/trilhos-btt/
Percursos Caminhadas: https://www.movingland.pt/index.php/percursos-caminhada-pelo-vale-do-odres/