fbpx
Parque do Carvalhido

“Parque do Carvalhido” está a ser rearborizado

O Município de Amarante está a proceder à requalificação do “Parque do Carvalhido”, uma zona de extrema importância paisagística e ambiental para a população.

“Esta ação de rearborização do espaço verde urbano, levada a cabo pelos colaboradores do Município, está enquadrada na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, contribuindo para atenuar os impactos causados pelas alterações climáticas e mitigar os seus efeitos adversos.

Além da requalificação e consequente valorização do “Parque do Carvalhido”, estamos a contribuir para o reequilíbrio do ciclo hidrológico urbano, aumentando a resiliência da cidade às alterações climáticas”, explica Lucinda Fonseca, vereadora com o pelouro do Ambiente.

Após análise do património arbóreo existente, a Unidade de Espaços Verdes recorreu a serviços especializados de Arboricultura, com recurso a escalada, para proceder a podas de formação e segurança nos exemplares arbóreos existentes, assim como ao abate de espécies invasoras (Robinia pseudoacacia L).

Simultaneamente irão ser plantadas 900 espécies autóctones, arbóreas e arbustivas, cedidas gratuitamente no âmbito do projeto “Floresta Comum”, uma parceria entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.