Dolmen, Protocolo com o IEFP

Dolmen destaca apoio empresários e criação de emprego na região

No arranque de um novo ano a Dolmen – Cooperativa de Desenvolvimento Local e Regional faz um balanço positivo da atividade exercida no desafiante 2020, o qual obrigou a novas formas de trabalhar e a vários ajustes e reprogramação de atividades, essencialmente ligadas a ações de benchmarking e de participação em certames e feiras para a promoção do território Douro Verde e dos produtos locais.

Cristina Vieira, presidente da Dolmen, destaca pela positiva três ações levadas a cabo no ano transato, de apoio aos empresários e à criação de emprego.

“Começando pelo Concurso Douro Verde Invest, investimos no território em prémios para podermos apoiar os nossos produtores. Foram apoiadas 21 empresas, num total de 79 mil euros e estamos a falar em diversos ramos de atuação”, afirma.

Outro dos pontos a assinalar foi o lançamento e divulgação de abertura de avisos, destacando-se o + CO3SO Emprego, que levou à análise de 118 candidaturas e cujas 70 tiveram parecer favorável.

“Estas 70 candidaturas preveem a criação de 132 postos de trabalho e estamos a falar de um apoio total de 4,4 milhões de euros. Temos apenas dotação orçamental para 1/3 destas candidaturas e por isso temos vindo a fazer um grande esforço junto do Ministério da Coesão Territorial, para vermos reforçadas estas verbas”, sublinha a presidente da Dolmen e presidente da Câmara do Marco de Canaveses.

O apoio aos pequenos produtores e artesãos também foi reforçado em 2020, com a criação da loja online, www.locale.pt, lançada em outubro e que teve um relevante contributo no volume de vendas total efetuadas a partir das lojas da Dolmen, verificando-se um aumento de 10%. Apesar de, nesta primeira fase, esta loja estar voltada apenas para o mercado nacional, perspetiva-se o seu alargamento a outros países.

Em 2021 será mantida uma aposta forte nos Centros de Promoção de Amarante (Espaço Douro & Tâmega), Baião e Marco de Canaveses, sendo que este último deverá mudar de instalações no segundo semestre do ano 2021, passando para o edifício do novo Museu Carmen Miranda.

No Espaço Douro & Tâmega, em Amarante, pela sua multifuncionalidade e potencialidades, será dada continuidade ao desenvolvimento de ações específicas de promoção do potencial turístico, cultural e artístico, através da realização de workshops, ações de formação e informação, exposições, trabalho ao vivo/conversas com artesãos, degustações e provas de produtos Douro Verde.

Para a Dolmen é expectável que este ano ainda se sintam algumas condicionantes relativamente à ação de promoção a nível internacional, mas “vamos continuar a apostar com os nossos municípios naquilo que são as atividades de promoção do nosso território e, sobretudo, da nossa gastronomia”, perspetiva Cristina Vieira.

Na ótica de continuidade está igualmente a aposta nas parcerias em curso e no conhecimento científico ao serviço do território Douro Verde (nos setores agrícola, agroalimentar e turismo), sendo certa a abertura de avisos, com reforço de overbooking, para a diversificação da atividade na exploração agrícola; para a renovação de aldeias; e também para promoção, transformação e comercialização de produtos agrícolas.

Em 2021 impõe-se um maior aceleramento na execução da DLBC Rural – Douro Verde, coincidindo com a chegada de verbas do novo quadro de programação. Este é também o ano de definição da estratégia de desenvolvimento local a vigorar até 2027.

A Dolmen – Cooperativa de Desenvolvimento Local e Regional atua no território há 28 anos, num trajeto de crescimento e afirmação gradual assente no alargamento da sua intervenção, maior proximidade no serviço prestado e no robustecimento da equipa técnica.