fbpx
Vencedores da campanha

Campanha apoio consumo Natal em Amarante alavancou Comércio Local

Ao longo do mês de dezembro, a campanha “Viva o Natal na magia da economia local” – promovida pelo Município de Amarante em parceria com a Associação Empresarial de Amarante, a Associação Empresarial de Vila Meã e o Movimento We Will Rise – mobilizou o concelho no apoio à economia local e os resultados são muito positivos: as 200 empresas participantes distribuíram 58 mil bilhetes de sorteio, atribuindo 20 mil euros em vouchers que deverão ser gastos até 31 de março.

“Esta iniciativa teve um impacto muito positivo. A adesão foi significativa por parte dos empresários, que tiveram um papel fundamental no sucesso da campanha, mas também por parte da comunidade, que aderiu dando preferência ao comércio local”, comentou André Magalhães, vereador com o pelouro da Promoção e Desenvolvimento Económico.

“Com estes resultados, comprovamos a qualidade do serviço e a diversidade de oferta, a confiança, o sentido de missão e a união dos amarantinos que, num período particular, demonstraram sentido de comunidade e entreajuda”, realçou, considerando que “apoiar a economia local é uma missão e um compromisso que vai além desta iniciativa e deve mobilizar-nos a todos: ao município, às associações e à comunidade civil”.

“Fica, então, o desafio: numa altura em que lutamos contra uma pandemia, estejamos todos unidos em prol deste objetivo, não só da saúde e do bem estar mas também do desenvolvimento económico de Amarante”, apelou.

Dirigida ao comércio de rua, lojas de prestação de serviços, hotelaria, restauração e operadores turísticos de Amarante, esta campanha foi desenvolvida para promover e apoiar a economia local num final de ano atípico com quebras brutais no setor do comércio e restauração devido à pandemia da Covid-19.

Para Geraldo Oliveira, presidente da Associação Empresarial de Vila Meã, “esta campanha trouxe mais envolvimento ao comércio local recuperando o espírito de proximidade que, pelas reações que fomos sentindo na rua, acrescentou valor na economia, fomentou as relações e proporcionou confiança em setores de atividade vitais e tão afetados por esta súbita pandemia. Sentiu-se entusiasmo, envolvimento generalizado dos comerciantes que muito contribuíram para o sucesso alcançado na dinâmica comercial que foi capaz de se gerar.”

“Foi também muito importante para devolver estímulo ao comércio local, determinante para a vitalidade dos nossos territórios e essencial para muitas pessoas que direta ou indiretamente vivem destes pequenos negócios familiares”, reforçou, acentuando a importância que o comércio local tem na dinâmica económica e social do nosso concelho.

“É importante que esta dinâmica se mantenha, num envolvimento conjunto, em ações concertadas com as associações empresariais, que sempre estiveram e estão empenhadas no fomento da economia local”, considerou.

Também Bruno Costa, presidente da Associação Empresarial de Amarante, destaca o balanço muito positivo da iniciativa: “A ação teve bastante impacto junto dos comerciantes e dos consumidores que aderiram de forma elevada, apoiando o comércio de Amarante e promovendo-o junto dos consumidores. Este tipo de iniciativa é de louvar e gostaria de agradecer a todos os envolvidos, apelando a que continuem unidos em prol de Amarante e dos amarantinos.”

A iniciativa está agora na segunda fase, numa altura que se adivinha difícil pelo contexto pandémico. Até 31 de março, os 20 mil euros atribuídos em vouchers poderão ser descontados numa das 200 empresas que participaram na “Viva o Natal na magia da economia local”, incentivando, uma vez mais, ao consumo local e à dinamização económica do concelho.