fbpx

Novo brasão da Freguesia de Vila Meã aprovado

A Assembleia de Freguesia de Vila Meã aprovou, na última sessão ordinária realizada a 29 de dezembro, o novo brasão daquela freguesia que resulta da junção de Ataíde, Real e Oliveira. Na mesma sessão, os membros da Assembleia também aprovaram o selo e nova bandeira, que passam a representar os símbolos heráldicos da Freguesia de Vila Meã.

Novo brasão da Freguesia de Vila Meã

“Foi nosso objetivo que este brasão fosse representativo da vila de Vila Meã, em que os elementos gráficos assumissem o todo, que é muito maior que a soma das partes, cuja identidade nos une muito antes da agregação das três freguesias”, especificam, numa nota publicada na página oficial da Junta de Freguesia.

No novo brasão da Freguesia de Vila Meã, explicam, estão representados o “rio, que perpassa no centro do nosso território e pelo Leão, que era o símbolo principal do brasão da família Castelo Branco e que é utilizado em vários emblemas de muitas das associações da freguesia”.

“Temos um brasão simples, mas cheio de simbologia e em que todos, certamente, nos revemos. Usem-no, divulguem-no e adotem-no como vosso”, realçam.

Refira-se que os novos símbolos heráldicos de Vila Meã, aprovados pela Assembleia de Freguesia, foram previamente objeto de parecer favorável da Associação dos Arqueólogos Portugueses e aprovados pela Comissão de Heráldica.

Bandeira com o novo brasão da Freguesia de Vila Meã

Recorde-se que esta nova organização administrativa e autárquica de Vila Meã resulta da junção das freguesias de Real, Ataide e Oliveira, em 2013, e da aprovação pela Assembleia da República do nome – Freguesia de Vila Meã, em 2015.