No âmbito das comemorações dos 250 anos da elevação de Penafiel a cidade, realizou-se no dia três de dezembro, na Escola Básica de Penafiel Sudeste, a apresentação da obra PENAS, Os Habitantes Improváveis, da autoria de Cidália Fernandes e com ilustrações de Cláudia Nascimento e Elisabete Silva. Este evento contou com a ilustre presença do Exmo. Sr. Vereador do Pelouro da Educação, Dr. Rodrigo Lopes, em representação da Câmara Municipal.
Num ambiente intimista e restrito, em consonância com as regras emanadas pela DGS, mas repleto de simbolismo, o Diretor da Escola, Dr. António Sorte, agradeceu a presença de todos e o Sr. Vereador, na sua intervenção, reforçou a importância do acontecimento como uma marca para o futuro, salientando que este é “Um livro que ajuda a cimentar a identidade dos penafidelenses, deixando de forma escrita a história da cidade de Penafiel”.
A estranha presença de duas gaivotas, em frente de um talho, algures na cidade de Penafiel, despoletou na escritora uma certa inquietude, que culminou na criação desta história. Trata-se de uma obra do género dramático, que tem como protagonistas Pena, a pacífica, e Fiel, a rebelde, que serviram de mote para dar a conhecer o vasto património penafidelense.
A defesa do ambiente e a proteção da Natureza são temas inerentes à escrita e à essência de Cidália Fernandes. Deste modo, a autora pretende que as crianças se questionem sobre as possíveis razões que terão levado estas aves a escolher como lar uma cidade tão distante do mar.
As belíssimas ilustrações que complementam a obra PENAS, da autoria de duas docentes de Educação Visual e de Educação Tecnológica, são segundo Cidália Fernandes, “a primeira forma de leitura de qualquer criança e apelam inequivocamente ao universo do imaginário infantojuvenil“.
O Diretor do Agrupamento encerrou a sessão, enaltecendo o trabalho desenvolvido por todos os intervenientes e destacou que “a valorização da escrita, do desenho, da ilustração, da atividade criativa, ou seja, da atividade literária e artística, conduzem à exaltação dos mais nobres valores de cidadania. Valores que, enquanto profissionais da educação, seres humanos e cidadãos, precisamos de transmitir às gerações vindouras, bem como vivenciá-los de modo pleno”. Acrescentou ainda que, “tempos e momentos como estes, de reflexão, amizade, de partilha e de gratidão contribuem para acreditar que os mais altos valores do Ser Humano irão sempre prevalecer”.