Escultura de Bordalo II

Escultura de Bordalo II valoriza Centro Interpretação da Rota do Românico

O Centro de Interpretação da Escultura Românica (CIER), localizado em Abragão, Penafiel, tem mais um motivo de interesse: uma escultura do artista plástico Bordalo II, produzida através do reaproveitamento de lixo.

A nova peça expositiva do CIER afirma-se como uma reinterpretação contemporânea da estética românica, recorrendo aos metais e aos plásticos como materiais de composição artística.

Uma obra tridimensional, colorida e original, com uma forte conotação ecológica e social, na linha dos conhecidos trabalhos do artista Artur Bordalo, nascido em Lisboa, em 1987.

Aberto ao público no passado dia 25 de julho, o CIER apresenta, como alicerce do seu projeto museográfico, uma reconstituição parcial e hipotética da fachada – destruída em 1668 – da vizinha Igreja de São Pedro de Abragão, com base nos cerca de 70 elementos pétreos com decoração românica descobertos, inesperadamente, em 2006, durante os trabalhos do arranjo urbanístico do Centro Cívico de Abragão.

Este centro de interpretação, constituído por uma superfície expositiva de cerca de 300 metros quadrados, oferece também ao visitante a possibilidade de conhecer o contexto temporal, social e cultural da arte românica, destacando a importância dos pedreiros e escultores na sua materialização.

O CIER representou um investimento total de cerca de 1,1 milhões de euros, cofinanciado em 85% por fundos europeus, através do ON.2 – O Novo Norte e Norte 2020.

Pode ser visitado à quinta e sexta-feira, entre as 10 e as 13 horas e as 14 e as 18 horas, e ao fim de semana apenas de manhã, enquanto vigorar o atual Estado de Emergência.

A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural que reúne, atualmente, 58 monumentos, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), no Norte de Portugal.

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

Rota do Românico