AspaKIDS

AspaKIDS adapta-se à nova conjuntura escolas e promove jornalismo

A iniciativa do Jornal de Vila Meã, projeto “AspaKIDS”, vai regressar às escolas para continuar a promover a escrita e jornalismo, adaptando-se à nova conjuntura e ás condicionantes da nova realidade com que, desde março, temos sido confrontados em tempos de pandemia abruptamente causada pela disseminação do vírus Covid-19.

No âmbito deste projeto, “AspaKIDS”, em parceria com as escolas, vai ser desenvolvido um vídeo que explicará de uma forma simples como se deverá construir o texto jornalístico.Esta iniciativa procurará estimular o espírito critico dos mais pequenos quando detetam as chamadas “Fakes News”,notícias falsas, que sempre existiram, mas atualmente são mais disseminadas, nomeadamente nas Redes Sociais.Em todas as escolas que já demonstraram interesse em participar neste projeto Junior, será entregue algum material escolar.

Recorde-se que esta iniciativa foi criada com objetivo de despertar o interesse dos mais jovens pelo jornalismo, pelas suas especificidades e características, e pelo Jornal de Vila Meã, em particular.

Atualmente, os jovens estão a afastar-se, cada vez mais, dos jornais. Desempenhar o papel de “jornalista” poderá ser uma forma de atrair a atenção dos mais novos, tanto para a escrita, como para a leitura, incentivando e criando o gosto pela notícia, pelos factos e pela procura da verdade de informação.

O Jornal de Vila Meã é um pequeno jornal regional, mas influente na área onde se insere. Além disso tem já um passado que o dignifica grandemente. Aproximar e cativar os jovens para a importância do jornalismo e dos jornais regionais é um assunto que deve ser debatido e uma das prioridades deste projeto.