O Stay to Talk – Instituto de Imersão Cultural, em nota enviada para o Jornal de Vila Meã, informa que no passado dia 7 de novembro, encerrou o ciclo de “Conferências Andantes”, no âmbito da divulgação do seu novo produto turístico-pedagógico “Na Rota dos Artistas: à procura do belo”.
Assim, este ciclo de conferências andantes teve o seu início no dia 26 de setembro, com a homenagem ao célebre pintor modernista Amadeo de Souza – Cardoso nas suas terras berço, iniciando a caminhada em Mancelos e de tarde uma conferência sobre o artista na Casa da Granja em Amarante.
No dia 24 de outubro a homenagem foi para uma das figuras importantes da literatura portuguesa, Agustina Bessa – Luís. A caminhada iniciou na estação de caminho de ferro de Vila Meã e acabou no Mosteiro de Travanca, onde se realizou a conferência num local onde a escritora se inspirou para escrever a sua obra O Mosteiro.
No passado dia 7 de novembro foi a última conferência andante dedicada ao poeta saudosista Teixeira de Pascoaes. O encontro com o artista aconteceu no início da manhã com o objetivo de se percorrerem trilhos anteriormente experimentados pelo poeta entre o centro histórico de Amarante e Gatão. A conferência aconteceu na sua casa de família – Casa de Pascoaes, morada da alma e da memória deste vulto.
As três conferências andantes contaram com a participação de diferentes professores universitários e investigadores, que se disponibilizaram para falar da vida e da obra dos respetivos artistas e, na altura, tudo foi transmitido pelas redes sociais do Stay to Talk e agora estão acessíveis no Canal do Youtube do Stay to Talk.
Convidam-se visitantes nacionais e estrangeiros a percorrer esta nova Rota Artística, que vai desde Esposende, Póvoa do Varzim, Leça da Palmeira, passando pelo Porto, Penafiel, Vila Meã, Amarante até ao Douro com Agustina. Parte-se à descoberta do património material e imaterial e somos desafiados a experimentar os locais, a vida e obra de seis artistas que tiveram origem e/ou passagem significativa por Amarante e que deram o mote à sua geração de ouro.
Considerando que o Stay To Talk Instituto é uma instituição privada de impacto social, que atua na área do Turismo Sustentável e que desafia os visitantes a sentirem os recantos de Portugal através de Experiências de Imersão Cultural, o lançamento oficial desta Rota Temática torna-se assim numa ferramenta para, com os locais, edificar itinerários que tem o propósito de oferecer uma alternativa inteligente de visita que prima pela originalidade e autenticidade do destino.