AEVM apela à população, Associativismo empresarial

Associativismo empresarial celebra 20 anos em Vila Meã

O movimento ativo de associativismo empresarial em Vila Meã está relacionado com a constituição e intervenção da Associação Empresarial de Vila Meã (AEVM) ao longo das últimas duas décadas.

Neste mês de outubro assinalamos 20 anos de associativismo empresarial, que nos tem guindado por inúmeros projetos e venturas estruturantes para esta região, com a inauguração da sede da Associação Empresarial no dia 21 de outubro do ano 2000.

Neste dia a AEVM iniciou em simultâneo a sua atividade pública, num impulso determinante para a cooperação empresarial e crescente dinâmica económica na região.

Porque se completam 20 anos de intervenção pela Associação Empresarial, iniciaremos estas comemoração com fundadores, principais protagonistas, empresários e associados influentes na dinâmica da associação ao longo destas duas décadas.

De forma presencial e online, a partir do dia 20 de outubro relembraremos a intervenção da AEVM durante estes vinte anos de existência.

Tendo em conta o contexto de pandemia e as limitações inerentes, marcaremos este importante dia para a instituição com uma conversa entre fundadores e atuais dirigentes desta entidade. Nesta tertúlia serão abordados os objetivos iniciais da sua constituição, a sua intervenção cívica e económica no concelho e na região do Tâmega e Sousa e as expetativas futuras para o desenvolvimento desta região.

Realce-se que a Associação Empresarial de Vila Meã é uma entidade sem fins lucrativos, existe com a finalidade de defender a iniciativa privada e a melhoria da qualidade de vida (aumento do rendimento das pessoas e do emprego). É representada por um grupo de empresários, em mandatos de 3 anos, que voluntariamente orientam esta instituição.

A ação da AEVM atua em vários quadrantes:

Investimento Privado – Procura melhorar as condições para investir (terrenos industrial e comercial, licenciamentos, projetos de investimento);

Aumento das vendas do Comércio – Através da Plataforma virtual Linha do Comércio-Promovemos o conhecimento dos produtos e serviços do Comércio local;

Empregabilidade – Através do gabinete de apoio ao emprego (GIP) promove ofertas e coloca centenas de pessoas. Promove formação financiada para ativos e desempregados;

Capacitação das Empresas – Executa projetos como o Formação-Ação que permitem às empresas a melhoria da sua capacidade de adaptação às novas exigências do mercado (serviços e formação gratuita);

Produção do Jornal de Vila Meã – Divulga gratuitamente a economia local, atividades e instituições sem fins lucrativos desta região.