Universidade Sénior
CM AMARANTE

Universidade Sénior de Amarante iníciou as aulas teóricas

A Universidade Sénior de Amarante iniciou as aulas teóricas a 12 de outubro no auditório da Casa da Portela, cumprindo todas as normas da Direção-Geral da Saúde. Os lugares são marcados, com o devido distanciamento, e é obrigatório o uso de máscara e a desinfeção das mãos. Nesta fase serão lecionadas as disciplinas de Saúde, Amarante ao Longo dos Tempos, Apicultura, Filosofia Prática, Biologia, Igualdade de Género, Educação Integral e Bem-Estar, Direito e Cidadania.

Reconhecemos que este arranque de ano letivo não é, certamente, o que todos desejávamos, mas é o possível de momento. Num futuro próximo, esperamos recuperar todas as atividades e convívios tão característicos da nossa Universidade Sénior”, sublinha Lucinda Fonseca, vereadora com o Pelouro do Desenvolvimento e Coesão Social.

No que diz respeito às aulas práticas, que implicam um maior contacto físico e a partilha de materiais, as orientações são para que iniciem somente em janeiro, de forma a ser avaliada a evolução da situação pandémica e definidos os espaços mais adequados para a sua realização, atendendo às muitas restrições ainda vigentes designadamente na utilização dos equipamentos desportivos.

Dadas as circunstâncias, foi deliberado em Reunião de Câmara que o pagamento das mensalidade está suspenso até que estejam disponíveis todas as valências da USA, nomeadamente as aulas práticas.

Recorde-se que o Município de Amarante suspendeu as atividades presenciais da Universidade Sénior de Amarante a 6 de março, em virtude da evolução da situação pandémica em Portugal e no Mundo. Para promover a continuidade do contacto  entre alunos e professores foi criado um grupo privado no Facebook, denominado “USA_FicaEmCasa”, para a dinamização de aulas e atividades on-line. “Todavia e apesar de todos os esforços para chegar ao maior número de alunos, o facto de alguns não terem acesso a material informático e/ou Internet e não estarem familiarizados com a utilização de Redes Sociais foi um entrave ao convívio. Deste modo, e atendendo a que a Universidade Sénior de Amarante é uma resposta social que aposta claramente na promoção do envelhecimento ativo, mostra-se necessário retomar paulatinamente as aulas presenciais, cumprindo as normas orientadoras da RUTIS (Rede das Universidades Seniores)”, frisa Lucinda Fonseca. Estas orientações, definidas pela RUTIS em parceria com a Escola Superior de Saúde de Bragança e com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, recomendam o início das aulas teóricas em outubro e que as atividades práticas como a dança, o desporto e o teatro, iniciem só em janeiro. As aulas/turmas devem ter apenas 50 por cento de ocupação.

Com efeito, é manifesta a necessidade de se iniciarem as aulas teóricas de forma presencial, sempre que reunidas as condições, evitando o isolamento e permitindo o gradual retomar das rotinas da USA”, conclui.

CM AMRANTE