“Pela Rota do Românico” é o mote do novo programa turístico da Rota do Românico, numa parceria com a PenaTravel – Viagens e Turismo.
Uma incursão pelo singular património e história nacionais, numa experiência que se deseja marcante e enriquecedora. Com início na estação de caminho-de-ferro de Penafiel, o programa prevê paragens obrigatórias no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, e nos antigos mosteiros beneditinos de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras, e Salvador de Travanca, em Amarante.
Para o centro histórico de Amarante e Quinta da Tapada, em Lousada, estão prometidos os momentos de merecido relaxamento e degustação.
Este novo programa turístico passa a integrar o conjunto de quase 20 propostas, de diferentes tipologias, custos e durações, que a Rota do Românico oferece aos seus visitantes, para além dos programas personalizados, concebidos à medida de todos aqueles que desejam (re)descobrir este projeto turístico-cultural e o seu território de influência.
A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), no Norte de Portugal. As principais áreas de intervenção abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.