O dia 30 de setembro é a data limite para as candidaturas ao Programa Adaptar Social+, o Sistema de Incentivos destinado ao setor social, solidário e às instituições particulares de solidariedade social ou legalmente equiparadas que detenham cooperação com o ISS, I.P. para desenvolvimento de respostas sociais, assim como entidades privadas que desenvolvam atividades de apoio social licenciadas.
No âmbito da prevenção e combate à pandemia por COVID-19, e em consequência da necessidade de adaptação às recomendações de segurança emitidas pelas autoridades de saúde, a portaria nº 178/2020 criou um sistema de apoios para aquisição de equipamentos de proteção individual para trabalhadores e utentes, equipamentos de higienização, contratos de desinfeção e outros, bem como reorganização de locais de trabalho, alterações de layout de equipamentos de respostas sociais ou de relacionamento com os utentes, familiares e outros.
Os apoios abrangem ainda custos adicionais de formação de trabalhadores, no âmbito de projetos apresentados pelas entidades representativas do setor social e solidário e do setor lucrativo.
Os projetos concretizados são apresentados por entidade elegível, junto dos centros distritais do Instituto de Segurança Social, onde a entidade tenha a sua sede social, através de formulário próprio e enviado para caixa de correio eletrónico criada para o efeito e disponível no website da Segurança Social.
Candidaturas Programa Adaptar Social+ IPSS
Candidaturas Programa Adaptar Social+ Setor Social e Solidário