Fotos: Ricardo Alves

Escola Primária de Mancelos e Lama prontas para o ano letivo

O presidente da Câmara de Amarante, José Luís Gaspar, inaugurou, no sábado, a Escola Primária de Mancelos e a Escola Primária da Lama, em Figueiró, ambas centenárias e que há muito aguardavam por uma reabilitação.

“Entendemos que fazia sentido recuperar estas escolas, mantendo o património e a história de cada uma, para dar continuidade e manter a proximidade à comunidade, em vez de construir de raiz este equipamento”, afirmou José Luís Gaspar que, espera, “ver concluída a carta educativa do concelho nos próximos dois a três anos”.

Na inauguração da nova Escola Primária de Mancelos, que compreendeu a reestruturação da antiga escola de Felgueiras, o presidente da Câmara lembrou o contributo do antigo vice-presidente, Jorge Mendes, natural da freguesia e que foi “um dos grandes apoiantes, entusiastas”, para que aquela escola fosse recuperada e reestruturada para agora albergar o novo Centro Escolar de Mancelos.

“Esta é uma escola que me deu um prazer especial”, realçou José Luís Gaspar.

José Luís Gaspar – Presidente da Câmara Municipal de Amarante

O presidente do Município defendeu ainda que “estes equipamentos fazem sentido” e a qualidade dos equipamentos e serviços prestados ajudam ”à fixação de população no concelho”.

Para o presidente da Junta de Mancelos, Carlos Carvalho, o momento de inauguração da nova escola “é de enorme satisfação”.

“Esta é a nova escola de Mancelos, que muito lutamos, executivo da junta e população, e que hoje estamos a inaugurar com imensa alegria”, referiu o autarca, ao lembrar uma reivindicação com mais de 15 anos, aproveitando ainda aquela ocasião para agradecer a persistência da Câmara e o empenho do seu presidente em defender a construção, mantendo o estabelecimento de ensino na freguesia de Mancelos.

Para o diretor do Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso, Artur Correia, a abertura da nova escola em Mancelos contribui para a melhoria e equidade de condições do ensino para todos os alunos do agrupamento.

Diretor do Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso, Artur Correia, acompanhado por José Luís Gaspar, presidente da Câmara e Carlos Carvalho, presidente da Junta de Mancelos

“Hoje está o sonho do presidente e da população de Mancelos concretizado, e assim mais uma parte do agrupamento fica servida e em condições semelhantes a todos os outros alunos, possibilitando assim que tenham as mesmas condições para que em termos pedagógicos e sociais tenham sucesso e se sintam felizes nesta escola”, comentou.

Agora dotadas de todos os espaços obrigatórios definidos pelo programa funcional da DGEstE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, estas escolas foram alvo de obras profundas de requalificação e ampliação. Um investimento de cerca de um milhão de euros, por escola, que contou com um financiamento do FEDER de cerca de 600 mil euros no total.

A inauguração contou ainda com o acompanhamento do vereador da Educação, António Ribeiro, do vereador Raimundo Carvalho, do presidente de Junta da União de Freguesias de Figueiró, Santiago e Santa Cristina, Daniel Pinheiro, na presença de um número reduzido de entidades convidadas em consequência do plano de contingência que vivemos.