O Padre Germano Ferreira Leça, pároco de São Martinho de Mancelos e Divino Salvador de Travanca, vai cessar funções naquelas duas paróquias onde permaneceu durante algumas décadas, anunciou o Bispo do Porto ao divulgar, esta quarta-feira, no site da Diocese as nomeações para o próximo ano pastoral.
Para substituir o Padre Germano Leça na paroquialidade de Mancelos e Travanca, o Bispo D. Manuel Linda nomeou os padres Mário Jorge Ferreira e António Jorge Oliveira que juntos, mantendo as paróquias de Fregim, Louredo, Vila Caiz, Carvalhosa, Banho, Real, Ataíde e Oliveira, vão constituir a primeira Unidade Pastoral da Diocese do Porto.
Esta Unidade Pastoral, que constituirá uma experiência piloto na Diocese do Porto, será composta por 10 paróquias e contará ainda com a colaboração pastoral de dois diáconos. O diácono permanente António José da Silva Abreu, que já auxilia o Pe. António Jorge na atividade pastoral das paróquias que lhe estavam confiadas, e um diácono estagiário, José Pedro Novais, natural de Carvalhosa, ordenado a 12 de julho e que durante este ano pastoral fará, nesta nova realidade paroquial, o seu estágio com vista à ordenação sacerdotal em julho do próximo ano.
Ainda no âmbito desta reformulação, o Pe. António Jorge Oliveira vai deixar a paroquialidade do Divino Salvador de Castelões, no concelho de Penafiel, que passará a ser assumida pelo Pe. Prabesh Jacob, pároco de Maureles, São Mamede Recesinhos, São Martinho Recesinhos e Vila Boa de Quires.
O Padre Germano Ferreira Leça, de 76 anos, natural de Santo Tirso, deixará, por motivos de idade, no mês de setembro, de assumir a paroquialidade de Mancelos e Travanca, onde permaneceu algumas décadas num dedicado serviço pastoral.
“As leis e a tradição da Igreja confiam ao bispo diocesano o ministério da condução dos fiéis e suas comunidades, em cooperação com os outros ministros ordenados. Esta tarefa, que também pode ser definida como ministério do governo ou da presidência, é substancial e estende-se a todos os campos da ação pastoral: evangelização, edificação da comunidade na fé e na caridade e celebração dos sacramentos e demais ações litúrgicas”, refere D. Manuel Linda numa nota pastoral publicada esta quarta-feira no site da Diocese do Porto.
Ainda na vigararia de Amarante o Pe. Artur José Dias Moreira foi nomeado para as paróquias de Aboadela, Ansiães, Bustelo, Candemil, Várzea, que, aquando da morte do anterior pároco Manuel Vilar, foram temporariamente assumidas durante o último ano pelos padres Mário Jorge Ferreira e Celestin Bizimenyera.
Para assumir as suas novas paróquias, na Serra do Marão, o Pe. Artur Moreira deixa ficar a paroquialidade de Vandoma, Astromil e Vila Cova de Carros, no concelho de Paredes, onde permaneceu cerca de 20 anos.
Note-se ainda que o Pe. Celestin Bizimenyera, vigário paroquial do Pe. Mário Jorge Ferreira, nas paróquias que lhe estavam confiadas, vai assumir novas funções em Ancede, Baião (Stª Leocádia), Covelas, Gôve, Grilo, Ribadouro e Santa Cruz do Douro, no concelho de Baião.
Na nota pastoral, divulgada esta quarta-feira, o Bispo do Porto, D. Manuel Linda, divulgou as nomeações sacerdotais da diocese para o ano pastoral consciente de que “nem sempre é fácil coordenar estas dimensões com as legítimas expectativas dos fiéis, as específicas sensibilidades dos sacerdotes e dos diáconos e uma organização que tenha em conta não somente o momento presente, mas também as previsões a curto e médio prazo”.