NORTE 2020 Medida Estágios Profissionais Apoio Extraordinário, empresas, Mil milhões euros

Mil milhões euros para micro e pequenas empresas

O Governo vai disponibilizar uma nova linha de crédito de mil milhões de euros dirigida a micro e pequenas empresas, anunciou, esta terça-feira, o ministro da Economia, adiantando que possa estar acessível “na semana de dia 20”.

“Já na semana de dia 20 vamos abrir uma nova linha de crédito dirigida a um conjunto de atividades económicas, mas incidindo exclusivamente nas micro e pequenas empresas”, anunciou o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, numa audição regimental na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, na Assembleia da República, noticia o jornal online “O Observador”.

A nova linha de crédito, esclareceu o Ministro, terá uma dotação de mil milhões de euros adotando-se procedimentos, já em curso com o setor bancário, de forma a que os apoios cheguem “ao maior número de empresas de forma mais célere possível”. Refira-se que esta linha de crédito destina-se a micro e pequenas empresas de todos os setores de atividade.

Entretanto, para o setor do turismo, será disponibilizado um crédito às micro empresas, com uma componente de 20% que pode ser convertido em fundo perdido, se forem atingidos critérios em termos de manutenção do emprego.

Ainda em relação ao turismo, o ministro da Economia, citado pelo Observador, anunciou o reforço para 100 milhões de euros da linha de crédito gerida pelo Turismo de Portugal e que vai “alargar a Linha Capitalizar para o Turismo em mais 300 milhões de euros”.

No Programa de Estabilização Económica e Social estão ainda previstas, especificamente para o turismo, um programa de apoio à realização de eventos, o reforço do programa VIP para captação de rotas aéreas e a possibilidade de dar uma devolução do valor do IVA às empresas organizadoras de eventos.