O sucesso da sua organização está diretamente relacionado com a venda dos produtos ou serviços que disponibiliza. Assim, os profissionais em vendas da sua organização que muitas vezes são menosprezados pelo seus colegas, (pela alegada facilidade da tarefa de vender, por estarem sempre no exterior e não confinados a um espaço, etc) são (igualmente) peças fundamentais. São os embaixadores da sua organização no exterior e têm de ser irrepreensíveis com a imagem integral que transmitem. Esta imagem vai muito além da aparência física. Presumo, que todos nós já fomos (infelizmente) abordados por técnicos de vendas (falsamente) entusiasmados, com pouco conhecimento do produto ou serviço que vendem e apenas focados em convencer e pressionar o cliente a fechar negócio. Qual “carraça” que nem deixa o possível cliente respirar!
Não chega ao técnico de vendas ter “paixão” pelo que faz! É preciso pois saber o que faz com essa paixão!
Será que essa paixão permite:
- Conhecer-se a si próprio, gerindo positivamente as suas emoções (há clientes muito complicados!), jamais reagindo mas agindo de forma inteligente?
- Conhecer quais os seus pontos fracos e evoluir, assim como tornar os seus pontos fortes em excelentes?
- Reconhecer em si o que positivamente o diferencia dos outros técnicos de vendas da sua organização?
- Aprofundar conhecimentos sobre o seu artigo e os da concorrência, reconhecendo a mais-valia dos primeiros?
- Estudar como funciona a componente emocional do ser humano, nomeadamente no ato da compra?
- Fazer perguntas inteligentes (de motivação, implicação, possibilidade, …) apropriadas ao contexto e ao cliente em causa?
- Identificar com rigor as necessidades diferenciadas do cliente?
- Conhecer a emoções inconscientemente transmitidas pelo cliente, através da linguagem corporal?
- Fechar não apenas um venda pontual para atingir objetivos do mês, mas sim garantir a fidelização do cliente?
(…)
Da resposta positiva a estas e muitas outras questões constatará que, mais importante que o produto ou serviço que propõe, é a emoção (sentimento) que produz no cliente que deve fazer “ressonância” com o estado de espírito do mesmo.
Através da Prática do Coaching Organizacional, estas e outras competências podem ser “trabalhadas” no sentido de potenciar a sua capacidade de influência e persuasão, obtendo assim melhores resultados e um superior sentido de realização profissional.