A Associação dos Instaladores de Portugal (AIPOR) reafirma que a utilização de equipamento de Ar Condicionado é segura, não existindo risco acrescido de transmissão do vírus SARS-Cov-2. A AIPOR estima que tenham sido instalados mais de 3 milhões de aparelhos de Ar Condicionado nos últimos 15 anos.

“Qualquer partícula presente no ar, se submetida a um fluxo de ar, irá projetar-se a uma determinada distância, pelo que, se estivermos presentes num espaço interior com um indivíduo contaminado, sem proteção, e o mesmo espirrar, tossir ou mesmo ao falar, as gotículas poderão ser projetadas a maiores ou menores distâncias no caso de existir Ventilação ou não. O mesmo acontece em qualquer espaço exterior onde exista algum vento, condição muito característica em Portugal”, afirma Celeste Campinho, presidente da AIPOR. “A ideia de que o Ar Condicionado propaga o vírus responsável pelo COVID-19 ou qualquer outro vírus é completamente errada pois o mesmo não só não aumenta a carga viral, como a diminui pelo seu efeito de difusão e diluição no ar”, conclui.

A utilização do equipamento de Ventilação e Ar Condicionado não só não contribui para a propagação, como deverão manter-se a funcionar pois ajudam, em conjunto com as indicações da DGS, a mitigar a propagação da doença COVID-19.

Sobre a AIPOR
A AIPOR é uma Associação Empresarial, sem fins lucrativos, que representa, em exclusivo, as empresas instaladoras responsáveis pelas Instalações Técnicas Especiais, mais conhecidas por empresas de AVAC, Refrigeração, Instalações Elétricas, Instalações Hidráulicas, Gestão Técnica Centralizada, Gás, etc. (www.aipor.pt). A AIPOR integra e faz parte dos Órgãos Sociais, desde a sua fundação, da CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (www.cpci.pt). Esta fileira representa 17,4% do PIB e 600 mil postos de trabalho. Em 2014, a AIPOR, para fazer face às inúmeras solicitações das empresas e seus técnicos, acreditou-se junto do IPAC (Instituto Português de Acreditação), para certificar técnicos de manuseamento de gases fluorados com efeito de estufa. Estes gases estão presentes nos mais diversos equipamentos ar condicionado, refrigeração, etc. Estamos presentes no dia a dia de todas as pessoas, desde as habitações até aos hospitais, sendo um dos principais responsáveis pelo bem-estar e saúde de todos. Temos consciência da importância das Instalações Técnicas Especiais na garantia da evolução tecnológica para a melhoria das condições de vivência da humanidade.
AIPOR