Festa da Música da UNESCO terá participação de Amarante

A Festa da Música celebra-se no próximo domingo, dia 21 de junho, com uma maratona cultural que vai contar com o contributo de 23 cidades criativas da música que fazem parte do projeto weRculture das Cidades Criativas da UNESCO, entre as quais Amarante. Ao longo de todo o dia, o primeiro do verão, serão transmitidos on-line, no canal de cada cidade e em simultâneo nas diversas plataformas (Facebook, Instagram, YouTube), as propostas dos curadores de cada cidade.

No caso de Amarante, será apresentado, às 20h16, “The Secret Sounds From A Valley”, um programa composto por sete projetos musicais, em jeito de manifestação artística, que dará a conhecer as sonoridades e culturas da cidade. A partir da esplanada do Bar Tílias, com o Mosteiro de São Gonçalo de cenário, vai ouvir-se a música de São Gonçalo de Amarante, interpretada por Z-Project com a participação especial do xilofone de Xicosofone; o duo de cordas de música clássica Ensemble Allettamento; o grupo Suspensive Mood, composto por elementos das bandas filarmónicas de Amarante; o produtor e MC MZ Boom Bap feat. Equilibrio; a música electrónica do DJ e produtor Ghost Rush; e o grupo feminino Bombos de Rosas de Santa Maria.

Este programa musical foi criado para evidenciar a proposta de Amarante aquando da integração na rede das Cidades Criativas da UNESCO, em 2017, como um laboratório experimental de música, oferecendo um contexto para compartilhar e disseminar a prática, além de criar um ecossistema musical profissional e inclusivo – Music Lab for All.

Ao longo do dia será ainda realizada uma angariação de fundos para o “Fundo de Resposta à Solidariedade COVID-19” criado pela Organização Mundial de Saúde (“COVID-19 Solidarity Response Fund” created by the World Health Organization).

Ao contrário do que era habitual, este ano a Festa da Música vai ser celebrada desta forma, on-line, como consequência das restrições introduzidas pela pandemia do COVID-19. Para marcar o dia, as Cidades da Música da UNESCO Creative Cities Network (UCCN) prepararam um verdadeiro banquete musical. A transmissão especial arranca às 11h00 na página do Facebook Cities of Music da UNESCO e no Music Export Canal do YouTube na Polônia. Os espetadores terão a oportunidade de assistir a um programa criado em conjunto por mais de 20 cidades de cinco continentes. Recorde-se que este projeto faz parte do programa global weRculture, uma ação coletiva da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, iniciada pela Cidade da Música da UNESCO em Mannheim (Alemanha), com a participação da Music Export Poland e do festival alemão Enjoy Jazz, onde se defende a importância de valores como respeito e responsabilidade em tempos de crise global – “Think Respectfully. Act Responsibly. we R”

CM AMARANTE