Manuel Pinheiro é presidente da Comissão Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e em Conversas na Linha fala do impacto desta pandemia no setor dos vinhos, das oportunidades e dos novos desafios com que os produtores estão a ser confrontados.
A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) é um organismo que tem por objeto a representação dos interesses das profissões envolvidas na produção e comércio da Denominação de Origem (DO) «Vinho Verde» e da Indicação Geográfica (IG) «Minho».
O Vinho Verde afirma-se e valoriza-se como único no mundo; está presente em mais de 100 países e há mais de uma década que cada ano é um novo ano recorde de exportações de Vinho Verde.
Em Portugal, destino de consumo de cerca de 50% das vendas, o Vinho Verde é apreciado ao longo de todo o ano como aperitivo ou em harmonização com gastronomia leve e saudável, mas encontra o seu ponto alto de consumo e promoção nos meses de Verão, trazendo a sua frescura aos momentos de convívio e principais refeições.
Nos mercados internacionais, longe de estar esgotado todo o potencial de crescimento, o Vinho Verde é reconhecido pela crescente qualidade da sua Denominação de Origem, diversidade de estilos e castas autóctones.
A pandemia do Covid-19 veio trazer novos desafios para a Região dos Vinhos Verdes que Manuel Pinheiro acredita possam trazer novas oportunidades para o vinho verde e consequentemente esta região continuar a afirmar-se como vinho e destino de eleição.