Oficina de Arquitetura de Vila Meã

Oficina de Arquitetura e Design vilameanense foi distinguida [Entrevista]

A oficina de arquitetura e design stu.dere, sediada em Vila Meã, foi duplamente distinguida com o prestigiado prémio Muse Design Awards 2020, como destacou o Jornal de Vila Meã, na edição anterior. 

O Jornal de Vila Meã esteve à conversa com o arquiteto Ulisses Costa, responsável pela criação desta oficina, que viu dois dos seus projetos serem distinguidos. 

Jornal de Vila Meã – Como descreve o sentimento, ao saber que a Oficina de Arquitetura e Design tinha sido duplamente distinguida com este prémio internacional? 

Ulisses Costa – O projeto stu.dere nasceu da vontade de criar um espaço de destaque na região, que refletisse no seu trabalho os ideais da equipa e os valores que acredita ser essenciais para responder aos desafios de cada cliente. Ao concorrer a este tipo de prémios, assumimos à partida que consideramos que desenvolvemos um bom trabalho e que este poderia ser reconhecido. No entanto, não deixamos de ficar um pouco surpreendidos quando recebemos a notícia. É sempre com muita satisfação que vemos o nosso esforço e empenho colocado em cada desafio proposto por um cliente. Ser reconhecido depois de avaliado por um júri composto por mais de 13 profissionais da área de 8 nacionalidades distintas.

Ulisses Costa (Foto: Ivo Tavares Studio)

JVM – Os dois espaços que receberam a distinção apresentam características que os clientes procuram cada vez mais? 

UC – Os projetos premiados são de categorias distintas e, por conseguinte, com programas completamente diferentes; consideramos que em ambos os projetos imperam a harmonia e até mesmo a simplicidade dos espaços com atenção ao detalhe e ao pormenor. A todos os clientes que nos procuram, tentamos responder com profissionalismo, transparência, competência profissional e qualidade. Aliado a estes valores, procuramos que cada cliente se identifique com o projecto, atribuindo-lhe uma identidade própria.

JVM – Procura sempre que cada projeto que executa seja diferenciador? 

UC – Encaramos todos os nossos projetos como um desafio em que o resultado final não traduz apenas a resolução de um problema particular, mas tem em conta também as características do contexto em que está inserido. Partimos sempre de uma tábua rasa, sempre com conceitos definidos ou linhas orientadoras demasiadamente marcadas que poderiam, de certa forma, limitar a nossa liberdade de criar. Todos os nossos clientes são diferentes, com dinâmicas de lugar diferentes e, por isso, só poderia resultar arquitetura diferente. O que podemos garantir que estará sempre presente no nosso trabalho é o profissionalismo e rigor com que encaramos cada desafio e, sobretudo, a vontade de criar uma arquitetura diferenciada, tendo em conta as particularidades de cada cliente.

JVM – Acredita que este prémio deu ainda mais projeção à Oficina de Arquitetura, que iniciou em 2016? 

UC – Sim, de facto constatamos que os prémios foram importantes para uma projeção a nível internacional, no sentido em que vimos os dois projectos e o nome da stu.dere serem divulgados em inúmeras publicações de revistas e plataformas da área, em diversos países de todos os continentes. Acreditamos, até, ser mais difícil a projeção e reconhecimento a nível local, por se tratar de um meio pequeno e não muito familiarizado com determinados aspetos da área.

JVM – Gostaria de acrescentar algo mais, que considere relevante?

UC – Gostava de agradecer à equipa do Jornal de Vila Meã que, desta forma, ajudou a divulgar o trabalho que temos vindo a desenvolver e pelo apoio que tem prestado às empresas da região e dinamização do negócio local.

A oficina de arquitetura e design stu.dere, sediada em Vila Meã, foi duplamente distinguida com o prestigiado prémio Muse Design Awards 2020, como destacou o Jornal de Vila Meã, na edição anterior. 

O Jornal de Vila Meã esteve à conversa com o arquiteto Ulisses Costa, responsável pela criação desta oficina, que viu dois dos seus projetos serem distinguidos.

 

Os projetos distinguidos, ambos em Vila Meã: 

Escritório stu.dere – Gold Award na Categoria de Escritórios
Lavandaria Morinha – Silver Award, na Categoria Comércio

Créditos Fotográficos: Ivo Soares Studio