É nos momentos de crise que a resiliência das organizações é testada. Segundo os especialistas,“ a resiliência organizacional é vista como superação, vai além da recuperação e inclui o desenvolvimento de novas capacidades e a expansão de habilidades que permitem a exploração de oportunidades e a construção de competências para lidar com adversidades futuras”. Aquando a crise de 2008 no setor financeiro, enquanto empresas despediam milhares de trabalhadores, outras, do mesmo setor, não despediram nenhum. Segundo o presidente de uma delas, a “Baird” tal só foi possível dado o nível ético e a exigência de valores profundos nos trabalhadores, desde a gestão de topo até ao “simples” colaborador. Este é um exemplo de resiliência organizacional que, como processo sinérgico, é superior ao somatório da resiliência individual dos trabalhadores. Na análise da resiliência organizacional destacam-se dois componentes, pessoas e processos, ou seja componente individual e sistémica respetivamente.
Assim, no sentido de potenciar a resiliência individual e organizacional seria interessante refletir:
- Existe uma eficaz liderança na organização reconhecida por todos?
- A organização está proativamente atenta ao que ocorre no ambiente externo?
- Cenários distintos são equacionados e respetivas respostas são simuladas?
- Apreender positivamente com os erros faz parte da cultura da empresa?
- O sucesso de um sector é entendido como dependente do sucesso dos restantes?
- Os indicadores de sucesso são claros, objetivos e atingíveis?
- A inteligência emocional e espiritual são promovidas?
- A responsabilidade é assumida naturalmente?
- A autoridade exercida é reconhecida como justa, ética e equitativa?
- (…)
Através da Prática do Coaching Organizacional, a resiliência quer a nível individual, de grupo ou de equipas pode ser “trabalhada” no sentido de potenciar toda a organização a antecipar respostas, a reinventar-se e a superar-se em situações de crise. Desta forma, promovendo uma adaptação positiva às circunstâncias, a organização reforça a sua imagem, assim como a confiança interna e externa, que se traduzem em superiores resultados financeiros.