Municípios do Tâmega e Sousa e de Paredes adquirem 11 ventiladores para combater o novo coronavírus

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), em articulação com os seus 11 municípios – Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende –, e a Câmara Municipal de Paredes, depois das muitas diligências realizadas nos últimos dias, conseguiram adquirir 11 ventiladores para doentes em situações de crise ou de emergência que necessitem de ventilação invasiva. 

Estes aparelhos, que serão colocados à disposição do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), juntando-se aos que esta entidade de saúde já dispõe, vão permitir aumentar a capacidade de resposta da região do Tâmega e Sousa à pandemia originada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), pese embora a vontade dos municípios em adquirir mais unidades, mas impossibilitada pelos constrangimentos associados à atual disponibilidade do mercado.

De acordo com a informação diária fornecida pela Direção-Geral de Saúde (DGS), a pandemia encontra-se em curva exponencial, sendo expectável um contínuo aumento do número de infetados. Face a esta contingência, e tendo sido já identificados vários casos na região, os presidentes dos 11 municípios do Tâmega e Sousa e de Paredes reuniram-se esta tarde, dia 18, por videoconferência, para fazer um ponto da situação da evolução da COVID-19 na região e tomar medidas nos seus territórios para combater a pandemia.

Uma das medidas foi o reforço dos recursos de saúde da região, através da aquisição de ventiladores para atender aos casos mais graves relacionados com insuficiência respiratória, enquanto patologia mais notória provocada pelo vírus. Os autarcas do Tâmega e Sousa manifestaram ainda ao CHTS a sua disponibilidade para ajudar em tudo o que estiver ao seu alcance para colmatar outras necessidades de recursos que venham a ser identificadas.

Para o dia de amanhã, 19, estes autarcas têm já agendada uma nova reunião para dar continuidade aos trabalhos de articulação e concertação de medidas entre municípios e instituições envolvidas no combate à pandemia.

A CIM do Tâmega e Sousa aproveita este comunicado para demonstrar o seu agradecimento público pelo empenho, esforço e dedicação demonstrados por todos os profissionais de saúde, bombeiros e forças de segurança neste combate e para apelar a toda a população do Tâmega e Sousa para que adote, nos seus hábitos e comportamentos, as recomendações da DGS, nomeadamente as regras básicas de higiene pessoal e de distanciamento social, evitando deslocações desnecessárias a serviços, com vista à sua proteção e dos outros, contributos fundamentais na contenção da propagação.

CIM do Tâmega e Sousa

18 de março de 2020