Na sequência dos últimos desenvolvimentos sobre o virús Coronavírus COVID-19 e das medidas decretadas pela DGS (Direção Geral de Saúde), vários eventos que estavam previstos para serem realizados em Vila Meã, durante o mês de março, foram adiados ou cancelados, pelas entidades competentes, como medida de prevenção.
O CineTeatro Raimundo Magalhães cancelou a exibição do filme Parasite, que ia passar na sala de cinema no dia 14 de março.
Também a Junta de Freguesia de Vila Meã decidiu decretar medidas excecionais, de ordem preventiva, para evitar a transmissão da doença na comunidade.
Para além do acompanhamento relativamente à situação dos estabelecimentos escolares da freguesia, nomeadamente a jardins de infância, EB1 de Santa Comba e Externato de Vila Meã, a junta de freguesia decidiu adiar de imediato, para momento a confirmar oportunamente, a atividade cultural que traria, no próximo dia 21 de março, o célebre escritor Mário Cláudio à Biblioteca Municipal de Vila Meã.
O evento “Vamos Limpar o Odres” que se ia realizar igualmente no dia 21 de março, foi também adiado pela Associação Movingland, a entidade responsável por esta iniciativa.
A Câmara Municipal de Amarante emitiu um comunicado, anunciando o cancelamento das feiras semanais no Mercado de Amarante e as feiras em Vila Meã de 22 março e 6 de abril. Também todos os eventos públicos no concelho de Amarante foram cancelados por tempo indeterminado.