ações de benchmarking
CETS

Ações de benchmarking para as empresas do Tâmega e Sousa

No âmbito de Programa de Estímulo à Inovação Criativa e de Promoção de Práticas de Cooperação de Pequenos Clusters, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa (CETS) encontra-se a organizar um conjunto de ações de benchmarking destinado a empresas do Tâmega e Sousa de 6 setores-chave: Agroalimentar, Construção, Fileira da Moda (Calçado, Têxtil e Vestuário), Metalomecânica, Mobiliário e Turismo.

Estas atividades – desenvolvidas ao abrigo do projeto ‘Tâmega e Sousa – Qualify&Brand On’, sob a coordenação de equipa técnica liderada pelo prof. Óscar Afonso da Faculdade de Economia da Universidade do Porto – contemplam a visita a diversas entidades de referência, exemplos de sucesso e boas práticas, sediadas em Portugal.

De acordo com o presidente do Conselho Empresarial, Emídio Monteiro o “programa visa promover o upgrading empresarial do Tâmega e Sousa e consequente aumento de competitividade da sua comunidade empresarial”, uma vez que “os setores tradicionais predominantes – apesar de serem de elevada exposição internacional – são na sua maioria de baixa e média-baixa tecnologia”. O dirigente salienta, ainda, que o objetivo passa por “gerar massa crítica”, implementar ações que “materializem e exemplifiquem a tríade estratégica para upgrading industrial – Pensar Matéria-prima, Pensar Valor e Pensar Horizontal”.

O ‘Tâmega e Sousa – Qualify&Brand On’ – promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, em copromoção com o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico do Porto – é cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

CETS