A nova marca vai ao encontro da sua expectativa? Avalie de 0 a 5 estrelas.
3.3Resultado
Votação do Leitor 18 Votos

A Câmara Municipal de Amarante apresentou ontem, 23 de janeiro, no Museu Amadeo de Souza-Cardoso, a nova marca do município que pretende ser diferenciadora, elevando a imaginação, a criatividade e a cultura dos amarantinos.

“Primeiro estranha-se e depois entranha-se”, foi o mote para uma marca nova, rígida e diferenciadora, tal como foi referido durante a apresentação, pelos responsáveis da Ivity Brand Corp, responsáveis pela criação da nova marca. Esta foi estritamente pensada, para ter utilidade, e que se adaptasse às exigências de uma cidade de natureza criativa, durante cerca de 20 a 30 anos.

A nova marca do Município de Amarante foi concebida através de três ícones da cultura amarantina: São Gonçalo, Amadeo de Souza-Cardoso e Teixeira de Pascoaes.

A apresentação contou ainda com uma mesa redonda, com o tema “Importância das marcas para o território” em que participou a amarantina Maria João Vieira Pinto, diretora de redação das revistas Marketeer e Executive Digest, o designer Carlos Gallo e os responsáveis pela Ivity Brand Corp, o fundador Paulo Rocha e a responsável criativa, Diana Carvalhinho. Bruno Carvalho, chefe de Gabinete da Câmara Municipal de Amarante, foi o moderador do debate.

A sessão iniciou com palavras de Bruno Carvalho, que valorizou o trabalho que o designer Carlos Gallo, tem desempenhado, até aos dias de hoje, em prol da marca do município, sendo um dos primeiros a sair do tradicional brasão.

Relativamente à nova marca do território, o designer Carlos Gallo enalteceu a diferença da nova imagem, referindo que “se fosse realizado algo semelhante ao que se tem feito, ninguém estranhava. A diferença, é que esta imagem apresenta o que já foi feito pelos amarantinos, o que faz desta uma marca para o futuro”.

O Museu Amadeo de Souza-Cardoso encheu para assistir à apresentação da nova marca

Um dos fundadores da Ivity Brand Cop, Paulo Rocha, aproveitou as palavras de Carlos Gallo para reforçar a sua visão, afirmando que “porventura o que fez a diferença desta marca, foi ser feita por pessoas que não são de Amarante”, explicando que “tem uma visão diferente do que os amarantinos estão habituados a ver”.

A responsável da Ivity Brand Cop, Diana Carvalhinho, colmatou dando destaque à Ponte de S. Gonçalo. “A ponte é um ícone de Amarante. Quando perguntávamos a alguém o que conhece em Amarante todos referiam a ponte”, evidenciou.

A nova imagem estruturada na palavra Amarante que acentua como ícone de identidade o A, assente sobre o arco da ponte, resulta de um trabalho iniciado há dois anos, por especialistas, que conheceram a identidade deste território.

Amarante

Logótipo com a assinatura “Natureza Criativa”

Natureza Criativa

Na cerimónia, que teve lugar no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, o presidente da Câmara, José Luís Gaspar, referiu que a “estratégia da nova identidade para Amarante passa por aumentar a visibilidade da marca através de um enquadramento de riquezas identitárias, alinhando os seus valores profundos com a necessidade de se posicionar, nacional e internacionalmente, no mapa global dos municípios portugueses. Assim o impõe um quadro económico competitivo, onde as marcas territoriais assumem particular importância na valorização dos Municípios e, em particular, no impacto que isso tem na economia local e no bem-estar dos cidadãos”.

Agora divulgada, a nova marca Amarante terá uma campanha de promoção no grande Porto, através do Turismo do Porto e Norte de Portugal, incluindo o Aeroporto Sá Carneiro e o Porto Welcome Center, na Estação de S. Bento.

A partir de hoje, a cidade de Amarante terá vários elementos que expressam esta nova identidade, dos quais se destaca, desde logo, uma instalação de letras com 12 metros de comprimento e dois de altura, multicolores, colocadas na Alameda Teixeira de Pascoaes, um dos principais pontos de passagem de milhares de turistas, que anualmente visitam Amarante.

Haverá ainda vários “mupis” com retratos de notáveis amarantinos como Teixeira de Pascoaes, Amadeo de Souza-Cardoso, S. Gonçalo, Eulália Macedo, Acácio Lino, António do Lago Cerqueira, Eduardo Teixeira Pinto, entre outras “figuras maiores” do concelho.

A sinalética da cidade também será renovada, gradualmente, e será criada uma Rota de Artistas com placas alusivas.

Nova marca do Município de Amarante_aplicada a uma imagem

Desenvolvida pela Ivity Brand Corp, a nova marca de Amarante é uma marca “ponte de encontro”, que pretende contribuir para a união de pessoas, culturas e lugares. Uma ponte entre Amadeo de Souza-Cardoso, Teixeira de Pascoaes e Agustina Bessa-Luís. Entre o Sagrado e o Profano. Uma ponte de encontro entre o Tâmega e a Serra do Marão. Ponte de lendas, de cultura e intelecto, de resiliência.

“Natureza Criativa”, a assinatura da marca, expressa a alma inquieta das várias naturezas criativas de Amarante: a expressionista, romântica, poética, casamenteira, artística, empreendedora, literária, cultural e musical.

Note-se que este trabalho foi desenvolvido no âmbito de uma candidatura a fundos comunitários cofinanciada em 85% pelo programa Norte 2020.