O novo ano em Real começou com a Festa do Menino, realizada por um grupo de jovens de 2003, que perpetuaram esta tradição.
A Festa do Menino teve início no sábado, dia 4 de janeiro, contou com a atuação do Grupo SLK, no espaço interior do Salão Paroquial. A festa estendeu-se até às 23:30 h, tendo culminado com fogo de artifício, no fontanário.
No domingo, dia 5 de janeiro, houve lugar para a atuação, pelas 14:30 h, do Grupo Folclórico de Santa Cruz de Vila Meã. Às 15:30 h, os fiéis deslocaram-se para a missa solene, seguindo-se posteriormente a majestosa procissão, com participação da Banda de Música da Lixa.
O Jornal de Vila Meã conversou com os responsáveis desta festividade, na pessoa do jovem Zé Carlos, Juiz da Festa, que nos respondeu às seguintes questões:
Jornal de Vila Meã – Como surgiu a ideia para realizarem a Festa do Menino?
Zé Carlos – Como já é costume, quem realiza a festa é o grupo de catequese do 11º ano de Real. Quisemos fazer algo mais para recuperar as nossas tradições e deliciar a comunidade com uma noitada.
JVM – Quantos elementos fizeram parte da organização?
ZC – A comissão de festas foi composta por 16 elementos: 5 rapazes e 11 raparigas.
JVM – A festa alcançou o resultado que desejavam?
ZC – Sim, sem dúvida. É bom ver o nosso trabalho apreciado e comentado de uma maneira fantástica. Não só correu como esperávamos, como superou as nossas expetativas. Obrigado a todos os vilameanenses! Queria acrescentar ainda que, em 2021, estaremos de volta, uma vez que pretendemos organizar a Festa de agosto em Real. Em 2020, vamos também realizar várias atividades no adro da igreja, no verão.