O Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, é o novo Presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa). O autarca sucede a Armando Mourisco, Presidente da Câmara Municipal de Cinfães, em funções desde novembro de 2018, e repete a experiência já exercida no mandato anterior, entre 2013 e 2015.

Foram ainda eleitos, como Vice-Presidentes, o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, e o Presidente da Câmara Municipal de Resende, Manuel Garcez Trindade, que substituem os anteriores titulares dos cargos, ocupados pelo Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha.

O ato eleitoral decorreu esta manhã, dia 9, na reunião ordinária deste órgão, tendo a lista única colocada a votação sido aprovada por unanimidade. A eleição de um novo Presidente a meio do atual mandato, em vigor de 2017 a 2021, era expectável desde o início, uma vez que tem sido prática deste órgão a adoção do princípio da rotatividade dos seus titulares.

Recorde-se que, no mandato anterior, a presidência do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa foi repartida entre o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, que, como referido, que liderou entre 2013 e 2015, e o então Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Inácio Ribeiro, que ocupou o lugar de 2015 a 2017.

A par dos três autarcas agora eleitos para o biénio 2020-2021, integram ainda o Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa o Presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, o Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, o Presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Armando Mourisco, o Presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, o Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado, a Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira, e o Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito.

CIM do Tâmega e Sousa