À semelhança de anos anteriores, Amarante recebe a 10, 11 e 12 de janeiro os “Fins de Semana Gastronómicos” associando-se assim àquela que é considerada a “festa pequenina” em honra de S. Gonçalo. A iniciativa é promovida pela Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal e conta com o apoio do Município.

Os restaurantes aderentes a esta iniciativa, são os seguintes: Monverde; Varanda da Serra; S. Gonçalo; Amaranto; Recantos e Vielas. Em termos de hotelaria, aderiram à iniciativa o Monverde Wine Experience Hotel, a Casa da Prelada, o Hostel & Suites Des Arts e o Hotel Amaranto.

Aos comensais é proposto um dos mais conceituados pratos da gastronomia amarantina: cabrito (serrano) assado no forno, antecedido por entradas de cogumelos e complementado com uma sobremesa de doces conventuais. O vinho verde produzido na sub-região de Amarante permite múltiplas escolhas.

Quem se deslocar a Amarante para participar nos “Fins de Semana Gastronómicos”, poderá aproveitar para visitar o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso; as igrejas de S. Gonçalo e de S. Domingos, onde está instalado o Museu de Arte Sacra, e a Casa da Granja (aberta no sábado, dia 11).