fbpx

Discussão: Estratégia 20-25 teve lugar no Externato de Vila Meã

Foi no passado dia 21 de novembro, que decorreu no Externato de Vila Meã, a discussão Estratégia 20-25, criada pelo movimento Coragem para Mudar, encabeçada por Miguel Rodrigues, candidato à Federação Distrital do Porto da Juventude Socialista.

Em conversa com o Jornal de Vila Meã os responsáveis afirmaram que no âmbito da candidatura à Federação do Porto da Juventude Socialista, encabeçada pelo Miguel Rodrigues, realizou-se no dia 23 de novembro de 2019, no Externato de Vila Meã, o fórum de discussão Estratégia 20-25, onde se debateram vários temas de futuro. Referiram ainda que apesar desta ser uma candidatura única, suportada pela Moção Global de Estratégia “Coragem para Mudar”, houve uma adesão bastante significativa por parte de vários militantes da Juventude Socialista de todos os concelhos que compõe o distrito do Porto, elevando o nível de discussão já característico desta estrutura.

Questionados sobre quais os temas que foram debatidos, responderam que a discussão foi organizada em 8 temas, sendo 4 deles discutidos de manhã e outros 4 discutidos de tarde. A discussão dos temas foi organizada em salas, onde, individualmente, vários grupos se organizaram, com a ajuda de um moderador, procurando elaborar propostas concretas
sobre os temas em discussão. Os tópicos de discussão do fórum de discussão Estratégia 20-25 foram os seguintes: Socialismo enquanto ética; Faz pelo clima – Alterações Climáticas; O primeiro direito – Habitação; Nem menos, nem mais. Direitos iguais; Pedir a palavra na academia – Educação; SNS – O seguro de saúde de todos nós – Saúde; A Juventude Socialista do Sec. XXI e Dar voz a quem trabalha – Trabalho;

A escolha por Vila Meã para escolher este evento, recaiu sobre haver a vontade, por parte da candidatura, de realizar este fórum de discussão na Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, de forma a descentralizar o debate e trazer as concelhias da Zona Metropolitana do Porto para o Tâmega e Sousa. Nesse sentido, Amarante disponibilizou-se para acolher o evento e, com a cedência das instalações do Externato de Vila Meã, que segundo os responsáveis, garantiu as melhores condições para uma discussão profícua e com a dignidade que o momento exigia.

Deixam ainda um agradecimento à Comissão de Administração do Externado de Vila Meã, na pessoa do Ricardo Vieira, pelaa disponibilidade na cedência do espaço e ao presidente da Junta de Freguesia e Vila Meã, Lino Macedo, pelo apoio e entusiasmo que prestou em todo o processo que antecedeu o evento e no próprio dia.

Estiveram presentes nesta sessão, mais de 70 pessoas vindas de todos os distritos do concelho do Porto. O almoço realizou-se na Churrascaria S. Pedro, em Vila Meã, juntando cerca de
50 pessoas.

Referiram ainda no final, que estão certos de que este foi um momento muito importante para Vila Meã, tendo juntado, de forma histórica, quase uma centena de militantes da Juventude Socialista.