A Casa da Juventude de Amarante (CJ) celebra, em 2019, 10 anos de existência e, para celebrar este momento, vai organizar, em conjunto com a Equação, uma Conferência Internacional sobre o Erasmus+ e o trabalho da CJ (passado, presente e futuro).

Em 2019 a Casa da Juventude de Amarante, gerida pelo Aventura Marão Clube, comemora 10 anos de existência e trabalho em parceria com diversas instituições nacionais e europeias, em particular com a Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação. Nesse sentido vai organizar, em conjunto com a Equação, Cooperativa de Comércio Justo, Crl, uma Conferência Internacional, nos dias 5 e 6 de dezembro, sobre o Erasmus+ e o trabalho da CJ, procurando também lançar a discussão para o papel que poderemos desempenhar no futuro.

Seguindo a ordem cronológica, no dia 5 de manhã será feito um Plenário para partilha (atividades, parcerias, voluntários), remetendo ao passado, e à tarde uma discussão em grupos de trabalho (análise SWOT), presente. O dia 6 será dedicado a um Plenário para discutir o futuro (novo Erasmus+ e visão).

Além da conferência irão decorrer em simultâneo outros projetos que passamos a mencionar. De 2 a 6 de dezembro, um BOOTCAMP do projeto TRY, financiado pelo Erasmus+, sobre empreendedorismo e inovação social e que contará com a presença de 21 jovens da Roménia, Polónia e Portugal. De 4 a 7 de dezembro, um EVS Camp, que irá juntar em Amarante 30 voluntários Europeus a desenvolver o seu projeto de Corpo Europeu de Solidariedade em Portugal. De 6 a 8 de dezembro, uma Reunião Internacional do projeto COOLIVING, também financiado pelo Erasmus+, com participantes vindos da República-Checa, Inglaterra, Itália e Portugal. Salientamos ainda na tarde do 5 de dezembro a cerimónia de Entrega de Prémios de Boas Práticas de Associativismo e Voluntariado Jovem, organizado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Todos estes eventos vão, em conjunto, celebrar o Dia Internacional do Voluntariado.

Durante estes dias iremos contar com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, do Presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, do diretor regional do IPDJ, Dr. Vítor Dias, e de representantes da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, dos parceiros locais e de organizações internacionais parceiras da CJ Amarante (Letónia, Bulgária, Roménia, Grécia e Itália) o que trará e dará uma dimensão intercultural, humanista e mais global da nossa atuação no passado e para o futuro.
A Conferência Internacional vai realizar-se no auditório da Casa da Portela (Rua Miguel Pinto Martins, n.º 35, 4600-758 Amarante) e na Casa da Juventude de Amarante (Avenida General Silveira, n,º 193, 4600-017 Amarante) e a Entrega de Prémios do IPDJ no auditório do Centro Cultural de Amarante (Rua Nova 112 S. Gonçalo
4600 – 093 Amarante).

Se tiver quaisquer dúvidas ou esclarecimentos por favor não hesite em me contactar: Miguel Pinto – (00351) 913051999 ou através do email – comunicacao@cj-amarante.org.

CM AMARANTE