Feminismos Sobre Rodas (Facebook) entre os dias 8 de Novembro e 16 de Dezembro, vai passar por diferentes cidades e localidades do norte e centro do país (Amarante, Lousada, Barcelos, Ovar, Viana do Castelo, Resende, Lamego, Viseu, Miranda do Douro e Vimioso).

Entre 1948 e 1950 Maria Lamas percorreu o país para conhecer a realidade das mulheres portuguesas. Este trabalho deu origem à primeira grande reportagem sobre as condições sociais e económicas das mulheres em Portugal, o livro “Mulheres do Meu País”.

Em 2019, um grupo de pessoas ligadas à promoção dos direitos humanos e de diferentes cidades do país, juntaram-se para dinamizar um conjunto de atividades na áreas da promoção dos direitos das mulheres, desigualdade e discriminação de género.

No dia 9 de Novembro o Feminismos Sobre Rodas passa em Amarante! E o Cineclube, como não podia deixar de ser, junta-se à iniciativa.

Veremos um filme que aguardavamos ansiosamente por exibir: “Quem é Bárbara Virgínia?” da realizadora Luísa Sequeira com a presença da realizadora.

Cinema Teixeira de Pascoaes | 09 Sábado | 21:30 | (entrada livre)

Quem é Bárbara Virgínia?
Argumento, Realização e Edição: Luisa Sequeira
Produtor: Pedro Medeiros
Ass Realização: Eduardo Sama
Dir. Produção: Humberto Rocha
Sonoplastia: Mauricio d’Orey
Produção: Um Segundo Filmes

 

Sinopse

Quem é Bárbara Virgínia?, é um road movie documental, um resgate de memórias, uma procura em busca da cineasta Bárbara Virgínia. Um trabalho de arqueologia emocional que traz à tona a vida e a obra da primeira cineasta portuguesa a fazer uma longa-metragem, a única a realizar um filme na época da ditadura e uma das primeiras mulheres a estar em competição na primeira edição do festival de cinema de Cannes.

Festivais:

Doclisboa 2017, Lisboa – Portugal

41.ª Mostra Int. de Cinema de São Paulo, São Paulo – Brasil

I Mostra Int. de Mulheres que falam Português, Rio de Janeiro – Brasil

Festival Int. de Cinema da Fronteira, Vila Santa Thereza – Brasil

Porto/Post/Doc: Film & Media Festival, Porto – Portugal

International Film Festival Rotterdam 2018 – Rotterdam – Holanda

Prémios:

Melhor Documentário em XXIII Caminhos do Cinema Português, Coimbra – Portugal

Cineclube de Amarante