O 3 – Minifestival é organizado pela associação Gatilho, que tem a particularidade de ser realizado em 3 dias e em 3 locais diferentes da cidade de Amarante, divulgando 3 artistas com um bilhete único de 3 euros para as 3 intervenções apresentadas.
Para a primeira edição estão convidados Fernando Barros, artista plástico, que se apresenta no arranque oficial do 3.
Exposição de pintura e escultura, Quid Pro Quo, com inauguração marcada para as 21h30 do dia 8 de novembro.
O dia seguinte arranca com uma das atividades extra. Feira de Arte, Música, Literatura e artesanato, que conta já com a confirmação do artesão Oroboro. Esta feira irá estar patente no sábado e domingo, 9 e 10 na sede da Gatilho e tem entrada livre.
Ricardo Branco, realizador, pela primeira vez apresenta as suas curta metragens, Fora de Campo e Rute, na sua cidade natal. A apresentação decorrerá na sala Cinema Teixeira de Pascoes também no sábado às 15h30.
As exposições de fotografia, exposição permanente de Eduardo Teixeira Pinto e a exposição temporária de Miguel Louro estarão patentes na Casa da Granja, sede da associação para a criação do museu Eduardo Teixeira Pinto, no sábado e domingo entre as 15h30 e as 19h00.
No domingo dia 10, encerra com a apresentação do último álbum de Captain Boy, no auditório da Casa da Granja ás 17h00.
3 – Minifestival será realizado de 2 em 2 meses com o objetivo de divulgar os artistas locais e nacionais em eventos de pequena e média dimensão nas áreas do cinema, música, teatro, artes plásticas, etc.
Os bilhetes gerais, único formato, tem um custo de 3 euros e podem ser reservados e adquiridos através de:
3@gatilho.pt / 918433539 / 910848467
Quid pro qu0 exposição ARTES PLÁSTICAS Através de uma retrospetiva essencialmente pictórica, o autor junta linguagens que “escreveram” um passado e reescreve aquilo que é a sua visão do mundo atual. Desta forma, falaremos então de gula, de injustiça, de luta, entre outras coisas, da complexidade do ser humano. Assim, será apresentado, um conjunto de pinturas em acrílico s/tela, onde o gesto expressivo do autor, modela conceitos e metáforas, transportando uma energia inteligível para a tela, a que dá-mos o nome de aura. Fernando Barros Pereira, nasceu a 30 de julho de 1951, em S.Simão. Em 1973 ingressou no exército português para o ultramar onde permaneceu durante um ano. Em 2006 começou a desenvolver processos de trabalho artístico, com Teresa Silva e Alberto Péssimo na Cooperativa árvore onde ao longo de 13 anos fez mais de uma centena de exposições coletivas e individuais. Após o seu regresso, enveredou por uma carreira comercial até aos dias de hoje. Atualmente vive e trabalha em Amarante.
Ricardo Branco nasceu a 1992 em Amarante, Portugal. Em 2010 publicou o seu primeiro romance Amor Combate e em 2016 estreou a sua primeira curta-metragem 1500 no BFI Flare. A sua segunda curta, Fora de Campo, estreou na Cinemateca Portuguesa em 2017 e é um documentário. Rute, a sua terceira curta-metragem, recebeu uma Menção Especial do Júri no Queer Lisboa 2017. Ricardo Branco trabalha de momento em desenvolvimento de projectos e já desempenhou funções como assistente de realização, produtor, contador, escritor e investigador. É também criador e curador do festival cultural Escrever nas Margens.
Fora de Campo (2016) Trailer
Três irmãs relembram uma velha fotografia de infância mais de sessenta anos depois.
Estreia na Cinemateca Portuguesa numa sessão Especial em 2017
Rute (2017) Trailer
Uma rapariga trans passeia por Lisboa com um rapaz que ela nunca conheceu antes.
Festivais & Prémios
- Queer Lisboa – Special Mention from the Jury (Portugal)
- Fest – New Films, New Directors (Portugal)
- Twist – Seattle Queer Film Festival (USA)
- Kaohsiung Film Festival (Twaian)
- The Bangalore Queer Film Festival (Índia)
- Out and Loud Film Festival (Índia)
- DIGO Film Festival (Brasil)
- Mostra de Cinema da UBI (Portugal)
- Mostra de Cinema da Slut Walk Porto (Portugal)
- Producers Market Guadalajara Film Festival (Mexico)
Captain Boy é o alter-ego de Pedro Ribeiro, músico e compositor vimaranense que canta histórias que transcendem o tempo. De guitarra ao tiracolo e voz rouca, parte dos territórios do folk para o redescobrir na fluidez de géneros musicais do século XXI.
Em Setembro de 2019, editou ‘Memories And Bad Photographs’, o segundo longa duração da carreira. Difere do antecessor, ‘1’, na perspectiva e no processo de composição. Na perspectiva porque deixou de lado o ponto de vista de uma personagem para se inspirar em exclusivo nas memórias (das memórias) do artista. No processo de composição porque, desta vez, somou à autoria das letras e músicas a gravação de todos os instrumentos. O
álbum contou ainda com o apoio, na produção, de Giliano Boucinha (Paraguaii) e, na masterização, de Timothy Stollenwerk, que tem no currículo trabalhos Morphine, The Dandy Warhols e Kevin Morby.
Anunciado no início de 2019, através do single ‘Balloons And Melodies’, a saída do ‘Memories and Bad Photographs’ foi acompanhada da divulgação do videoclipe do segundo single do disco, ‘I Left My Shoes Outside’, um tema sobre o desconforto que, por vezes, surge com a necessidade de sermos honestos com aqueles que amamos. Antes, tinha editado ‘1’, no início de 2017, e ainda um EP homónimo de quatro temas, em 2015, que lhe valeu distribuição digital pela Universal Music Portugal. Destaque ainda para o convite feito
a Surma para uma reinterpretação a dois do ‘True Love Will Find You In the End’, do recémfalecido Daniel Johnston.
No diário de bordo, conta com passagens pelo Festival Vodafone Paredes de Coura, Festival Bons Sons, Festival Belém Art Fest, Festival Confluências, Festival Mêda +, Festival de Outono e pela Casa da Música. Prepara-se, com o novo álbum, para navegar até novas paragens.
Discografia:
- Captain Boy (EP 2015) | Distribuição Digital Universal Music Portugal
- Tango (Single 2016) | Distribuição Digital Elephant MUSIK
- 1 (LP 2017) | Distribuição Digital Moon Records
- Captain Boy & Surma | True Love Will Find you in the End (Single 2018) | Distribuição Digital Mercearia das Artes
- Memories and Bad Photographs (2019) | Distribuição Digital Mercearia das Artes