União das Freguesias de Amarante (S. Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão

Sessão entrega do Prémio Infantojuvenil Ilídio Sardoeira será em Vila Meã

A União das Freguesias de Amarante (S. Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão ciente de que as autarquias locais devem ser suportes ativos da vida cultural, lançou, em novembro de 2018, o prémio de literatura Infantojuvenil Ilídio Sardoeira.

Esta ousada iniciativa permite a participação de autores de língua portuguesa a partir dos 18 anos, contemplando ainda a participação num segundo escalão, de estudantes, jovens autores, dos 15 aos 18 anos, que frequentem o ensino secundário nas escolas do concelho de Amarante.

Este concurso vem complementar outra iniciativa lançada por esta Junta de Freguesia em 2014 – a “Festa do Livro”, e, além de oferecer uma oportunidade a novos escritores, quer acima de tudo, cumprir um importante papel na área cultural e proporcionar uma renovação no panorama literário e cultural nas escolas. Simultaneamente, promove uma singela homenagem a um ilustre amarantino que foi escritor, poeta, político, pedagogo, conferencista e professor.

Assim, associar Ilídio Sardoeira a este concurso literário é também resgatar do esquecimento uma personalidade amarantina e uma obra de grande valor intelectual, educacional e pedagógica.

Nesta primeira edição tivemos como vencedor, no escalão A, a amarantina Anabela Borges e no escalão B, a jovem Maria Freitas, aluna do 11º ano, no Externato de Vila Meã.